Academia da Saúde é reinaugurada no bairro Chacrinha, em Japeri, com muita dança e alegria

Prefeitura entregou o equipamento que estava desativado e oferecerá atividades físicas todas as terças e quintas-feiras

Alegria e bem-estar mandam embora a depressão, ansiedade e as limitações ocasionadas pela idade. E não se viu e ouviu outra coisa durante a reabertura do polo da Academia da Saúde do bairro Chacrinha, que aconteceu na manhã desta terça-feira (22). O equipamento, que foi reativado pela Secretaria Municipal de Saúde após anos sem atividades, funcionará no espaço anexo da Unidade Básica de Saúde da localidade e já é visto como um importante aliado pelos profissionais no tratamento de idosos.

Durante a inauguração, as alunas da zumba deram um show em sua apresentação, mostrando que idade é apenas um mero detalhe quando se tem vontade de viver de verdade. Elas dançaram tudo, desde o funk, do rock n’roll, até o samba.

Uma das dançarinas animadas foi a Salvadora da Hora, de 73 anos. Ela, que enxerga apenas da vista direita por conta de complicações da diabete e é hipertensa, não deixa com que tudo isso a impeça de participar das aulas de dança. E mais do que isso: Maria Salvadora é medalhista de Kung-Fu e pratica o esporte há 10 anos.

“Eu amo as aulas da Academia da Saúde, não perco uma porque me sinto muito bem exercitando meu corpo e estando com os outros colegas que também participam. Além de dançar eu sou atleta de Kung-Fu e já ganhei até medalhas. Amo cuidar da minha saúde”, disse.

Salvadora da Hora praticando zumba / Foto – Lucas Alexandre

A dona de casa Maria Rita, de 93 anos, também foi uma das alunas da zumba que se apresentou durante a inauguração e também mostrou que ainda tem muita disposição. Além da zumba, ela também joga capoeira.

“Eu faço Zumba, jogo capoeira, vivo uma vida saudável com 93 anos e sou muito grata a Deus por isso. Não podemos deixar a idade nos abater. Todos devem praticar esportes, todos de todas as idades”, disse.

Maria Teresa, a direita, com a sua afilhada, Teresa Coelho / Foto – Lucas Alexandre

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, esteve na reinauguração e falou da importância de se ter o equipamento funcionando novamente.

“Reativar o polo da Academia da Saúde no bairro Chacrinha já era uma orientação da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, pois ter mais um equipamento como esse na cidade, que ajuda principalmente os idosos, é algo muito importante. E uma vitória da população, que tem visto o comprometimento da gestão de entregar serviços com qualidade”, disse.

Secretária municipal de Saúde Drª Ana Luiza Affonso / Foto- Lucas Alexandre

A Prefeita Drª Fernanda Ontiveros também esteve na reinauguração e enfatizou como a ampliação dos atendimentos da Academia da Saúde no bairro Chacrinha beneficiarão os munícipes.

“O espaço já estava sem atividades há um tempo e estávamos lutando para trazê-lo de volta, e conseguimos. É um equipamento que ajuda a população do bairro na prática de exercícios. Essa é mais uma vitória do japeriense”, disse.

Como funcionará o equipamento?

O espaço funcionará inicialmente às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h e das 8h às 9h, respectivamente. Serão disponibilizadas aulas de zumba, ginástica e pilates. Para se cadastrar e fazer as aulas, basta ir na Unidade de Saúde do bairro Chacrinha com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, das 9h às 16h.