Secretário de obras de Japeri se reúne com representantes do estado para tratar de enchente no Delamare

Os técnicos decidiram fazer todo o deságue no Rio dos Poços com o objetivo de evitar os alagamentos

Uma ação conjunta da prefeitura com órgãos do Estado definiu o destino das águas pluviais das ruas em obras no Delamare. É que nesta quinta-feira (17), o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, se reuniu com representantes do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e da Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro, para tratar sobre as enchentes do bairro.

A prefeita Drª Fernanda Ontiveros também esteve presente na reunião, onde ouviu explicações sobre o escoamento das águas pluviais que serão direcionadas para o Rio dos Poços. Desta forma, os técnicos acreditam findar com os alagamentos que historicamente afetam a região, causando transtornos para os moradores.

Prefeita Fernanda Ontiveros e Secretário Municipal de Obras, Cristiano Pingin, em reunião sobre as obras no bairro Delamare. Foto: Julia Cavalieri

De acordo com o Secretário de Obras, 22 ruas serão asfaltadas e drenadas no local pelo Programa Japeri Mais, em parceria com o governo do estado, com um investimento aproximado de R$ 15 milhões. Ainda por lá, outras quatro ruas serão revitalizadas com recursos próprios do município.

Além disso, Cristiano Pingin solicitou aos representantes do DER e da Secretaria de Estado das Cidades, que inclua na obra uma grade de proteção das crianças no entorno do rio.

“Grande parte das obras no Delamare são feitas em parceria com o governo do estado. Incluir a grade para proteger as crianças que brincam no entorno, é fundamental na segurança do rio. Essa visita é importante para o município estar alinhado com o governo estadual na entrega de um melhor serviço para a população”, disse o secretário.

Após a reunião, os representantes dos dois órgãos estaduais e da prefeitura do município aproveitaram para visitar o local do deságue do Rio dos Poços no Delamare.

Fotos: Julia Cavalieri