Japeri celebrará o dia da Consciência Negra neste sábado (19)

Evento será aberto ao público com atividades culturais e de reflexão sobre as políticas públicas para os negros

Palestras, debates, capoeira, zumba e peça teatral vão marcar as comemorações do Dia da Consciência Negra, no próximo sábado (19). As atividades vão acontecer, das 9h às 13h, na Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, no centro de Engenheiro Pedreira e é uma realização da Pastoral Afrobrasileira de Japeri, com o apoio da Prefeitura da cidade.

“Políticas Públicas para a população negra” é o tema da palestra que será ministrada pelos integrantes do Fórum Ubuntu. São eles, a Assistente Social e Doutora em políticas públicas e formação humana, Jurema Alves Pereira e pelo pós-graduando em Gestão Educacional e pós-graduando em Educação e Diversidade, pelo IFRJ, Lucas de Oliveira.

Roda de capoeira com a Liga Japeriense de Capoeira

Além disso, o poderá prestigiar as apresentações de Zumba da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) e uma roda de capoeira com a Liga Japeriense de Capoeira.

Outra atração confirmada é a peça “Agbara Presente” da artista Carol França, que explica que “Agbara” vem do Ioruba e significa potência. A performance é uma coleção de cenas que retrata o cotidiano de mulheres brasileiras.

Com base em experiências pessoais e em observações da realidade brasileira atual, a atriz japeriense Carol França retrata suas inquietações trazendo relatos que envolvem o machismo, o racismo e o debate sobre a estrutura patriarcal da sociedade. “Agbara” fala da potência do ser feminino e da necessidade do olhar fraterno como caminho para a evolução.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o objetivo do evento é colocar em prática a ação antirracista para lutar contra qualquer tipo de discriminação, valorizando os artistas da cultura negra como parte essencial da cultura do município de Japeri.

Serviços

A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer Vacinação Covid-19, Influenza, auriculoterapia, massagem relaxante, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, pesagem do auxílio Brasil, orientação para Saúde da Mulher e sobre anemia falciforme.

Já as Secretarias Municipais de Educação, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também estarão presentes. Uma expondo trabalhos produzidos pelos alunos da Rede e a outra com distribuição de mudas de plantas.