Prefeitura disponibiliza grade básica de medicamentos nas unidades de saúde

Abastecimentos de remédios já era uma demanda antiga da população

Losartana, clonazepam, insulina, hidroclorotiazida, seringas e fitas de HGT,- para verificação da glicose-, estão entre as principais medicações da grade básica de remédios  distribuídos na rede pública de saúde. Em Japeri, recentemente a Secretaria Municipal de Saúde abasteceu o almoxarifado do setor e as farmácias do Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira (antiga Umep) e do Centro Municipal de Especialidades de Japeri (antigo Japeri Centro) já estão sendo abastecidas.

O munícipe que for a uma dessas unidades encontrará medicamentos de saúde básica e de alta complexidade, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O Hospital Municipal de Japeri (antiga Policlínica) também tem distribuição de medicamentos, entretanto aos finais de semana e direcionados apenas para pacientes da própria unidade.

Vale lembrar aos moradores que nem todos os medicamentos estão dentro da grade de distribuição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), elaborada pelo Ministério da Saúde. Isto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, é o que mais confunde os pacientes na hora em que acessam as farmácias. “Muitas reclamações são referentes a medicações que não estão dentro desta cesta básica do Ministério da Saúde”, disse.

A secretária municipal da Pasta, Drª Ana Luiza Affonso, esteve no almoxarifado fiscalizando os armazenamentos dos remédios e dos insumos, como seringas, agulhas, luvas e outros itens. Para ela uma das aquisições mais importantes foi a medicamentos destinados aos pacientes psiquiátricos.

Foto: Lucas Alexandre

“Temos avançado. Conseguir novos medicamentos, novos insumos é algo que representa avanço para a saúde da nossa cidade. E a orientação da nossa Prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, é justamente essa. Quem sai ganhando com tudo isso sempre é o munícipe, que tem mais qualidade nos serviços prestados, mais remédios e mais comodidade”, disse.

Drª Ana também aproveitou a oportunidade para dizer que outras melhorias na área da saúde já estão mudando a realidade do município no segmento.