Móveis não eram trocados há cinco anos
Após cinco anos de espera, as creches da Rede Municipal de Japeri foram beneficiadas com a chegada de 64 berços e novos utensílios de cozinha. Cerca de 625 alunos foram beneficiados com a mudança. A reestruturação é uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Japeri. O objetivo é continuar investindo no ensino básico, uma vez que o princípio do aprendizado começa pela educação infantil.
Além da mobília, as unidades também ganharam mesas para o refeitório, bebedouros, liquidificador industrial, fogões, balanças, panelas, entre outros. Foram contempladas as Escolas Municipais de Ed. Infantil Antonio Jorge; José Severino de Souza; Creche Janderson e Júlio de Amorim.
De acordo com a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, a aquisição da mobília é mais um acerto da atual gestão, que segue avançando em melhorias. “Isto representa o investimento que estamos fazendo na reestruturação física da Rede”, disse a secretária. Ela acrescentou que o próximo passo é garantir a matrícula dos pequenos em horário integral.
Segundo a gestora da unidade Antonio Jorge, localizada no bairro São Jorge, Elisangela Alves, o berçário faz parte do contexto educacional das crianças porque é importante para o conforto e segurança delas. Uma vez que muitas vivem em situação de vulnerabilidade e precisam sentir na escola um ambiente de acolhimento, já que nessa fase toda e qualquer imagem tem um significado na vida dos pequenos.
A diretora acrescentou que um dos principais objetivos da equipe é trabalhar a independência dos alunos, principalmente nas tarefas do cotidiano. “O ideal é estimular a coordenação motora, gosto pela leitura, criatividade e socialização para que eles avancem para os próximos anos de forma satisfatória”, concluiu Elisangela.
As novas instalações também agradaram, Mariliza Furtado do Amaral. Ela é mãe de Yhan Guilherme, de 2 anos, e Jamilly Sophia, de 4 anos, ambos matriculados na creche do bairro Alecrim. Para ela, que é atendente de padaria e precisa deixar os filhos na creche, o espaço é uma garantia de segurança. “Os novos berços são lindos e confortáveis. É bom saber que enquanto estou trabalhando, meus pequenos recebem o melhor tratamento”, disse a mãe.
Melhorias
Recentemente, a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros deu início às obras de duas unidades escolares no bairro Nova Belém, com previsão de entrega para outubro do ano que vem. A proposta foi apresentada no Fórum de Educação e Atendimento Técnico do FNDE, em julho do ano passado. O evento foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.
Vale lembrar que também em 2021, a prefeitura promoveu o aumento de salário para os professores e neste ano chamou novos concursados para compor o administrativo e pessoal de apoio para a Educação.