Prefeitura compra 64 berços para quatro creches de Japeri

Móveis não eram trocados há cinco anos

Após cinco anos de espera, as creches da Rede Municipal de Japeri foram beneficiadas com a chegada de 64 berços e novos utensílios de cozinha. Cerca de 625 alunos foram beneficiados com a mudança. A reestruturação é uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Japeri. O objetivo é continuar investindo no ensino básico, uma vez que o princípio do aprendizado começa pela educação infantil.

Além da mobília, as unidades também ganharam mesas para o refeitório, bebedouros, liquidificador industrial, fogões, balanças, panelas, entre outros. Foram contempladas as Escolas Municipais de Ed. Infantil Antonio Jorge; José Severino de Souza; Creche Janderson e Júlio de Amorim.

Novas mesas do refeitório da E. M. de Ed. Infantil José Severino de Souza (Bairro São Jorge)

De acordo com a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, a aquisição da mobília é mais um acerto da atual gestão, que segue avançando em melhorias. “Isto representa o investimento que estamos fazendo na reestruturação física da Rede”, disse a secretária. Ela acrescentou que o próximo passo é garantir a matrícula dos pequenos em horário integral.

Segundo a gestora da unidade Antonio Jorge, localizada no bairro São Jorge, Elisangela Alves, o berçário faz parte do contexto educacional das crianças porque é importante para o conforto e segurança delas. Uma vez que muitas vivem em situação de vulnerabilidade e precisam sentir na escola um ambiente de acolhimento, já que nessa fase toda e qualquer imagem tem um significado na vida dos pequenos.

A diretora acrescentou que um dos principais objetivos da equipe é trabalhar a independência dos alunos, principalmente nas tarefas do cotidiano. “O ideal é estimular a coordenação motora, gosto pela leitura, criatividade e socialização para que eles avancem para os próximos anos de forma satisfatória”, concluiu Elisangela.

As novas instalações também agradaram, Mariliza Furtado do Amaral. Ela é mãe de Yhan Guilherme, de 2 anos, e Jamilly Sophia, de 4 anos, ambos matriculados na creche do bairro Alecrim. Para ela, que é atendente de padaria e precisa deixar os filhos na creche, o espaço é uma garantia de segurança. “Os novos berços são lindos e confortáveis. É bom saber que enquanto estou trabalhando, meus pequenos recebem o melhor tratamento”, disse a mãe.

Melhorias

Recentemente, a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros deu início às obras de duas unidades escolares no bairro Nova Belém, com previsão de entrega para outubro do ano que vem. A proposta foi apresentada no Fórum de Educação e Atendimento Técnico do FNDE, em julho do ano passado. O evento foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

Vale lembrar que também em 2021, a prefeitura promoveu o aumento de salário para os professores e neste ano chamou novos concursados para compor o administrativo e pessoal de apoio para a Educação.