Japeri conta com duas ambulâncias de UTI móvel para ampliar atendimento aos munícipes

Equipamentos funcionam 24h por dia e fazem transferência de pacientes para unidades de saúde e para suas residências

A população de Japeri já conta com duas ambulâncias UTI’s para transporte e remoção de pacientes.  Equipada com respirador e demais aparelhos de emergência, as ambulâncias garantirão que o transporte de pacientes seja realizado com qualidade e agilidade.

Para a aquisição dos veículos e dos equipamentos foram investidos R$ 749 mil. Desse valor, R$ 579 mil vieram de recursos próprios da prefeitura e R$ 170 mil que já estavam nos cofres públicos desde 2018 por meio de uma emenda parlamentar daquele ano que destinava justamente o dinheiro para a aquisição de apenas uma ambulância, e que só agora foi aplicado.

As ambulâncias ficam baseadas no Hospital Municipal de Japeri (antiga Policlínica). Elas têm a finalidade principal de facilitar o deslocamento de pacientes para atendimentos na própria unidade e em outras unidades de saúde de outros municípios, dependendo da necessidade do paciente.

Os veículos são equipados também para o transporte de pessoas com obesidade mórbida, contendo maca de obeso, cadeira de rodas, respirador, desfibrilador, monitor e outros equipamentos que contém em uma UTI móvel completa.

Foto: Lucas Alexandre

A secretária municipal da Pasta, Drª Ana Luiza Affonso, conta conseguir duas ambulâncias representa um avanço a mais nos serviços prestados à população.

“Até o ano passado não havia processo de compra dos veículos. Levamos a demanda para a prefeita e ela prontamente disponibilizou recurso próprio da prefeitura para juntar com a emenda e realizar a compra da ambulância. Nós, inclusive, fomos mais ousados e conseguimos adquirir duas ambulâncias com a capacidade para transportar pacientes obesos mórbidos”, disse.

A prefeita Drª Fernanda Ontiveros enfatizou a importante conquista para a cidade na área da saúde.

“A aquisição dessas duas ambulâncias representa mais assistência médica aos nossos munícipes. São veículos muito bem equipados e prontos para oferecer todo o suporte aos pacientes. Essa é mais uma vitória para a saúde da cidade”, disse.