Prefeitura de Japeri intensifica ações de prevenção a Dengue na cidade

Equipes de Vigilância Ambiental estão indo nas casas ajudar moradores a eliminarem os focos do mosquito Aedes Aegypti

Com o aumento do número de casos suspeitos de dengue em Japeri, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as medidas preventivas para conter o avanço da doença. Dados do Boletim Epidemiológico mostram que de janeiro a agosto foram mais de 80 casos suspeitos.

De acordo com a Vigilância Ambiental, apesar de os Agentes de Combate a Endemias realizarem visitas periódicas nas residências, terrenos baldios e equipamentos públicos, é importante tirar 10 minutos para verificar possíveis pontos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti dentro de casa.

Agindo uma vez por semana na limpeza pratinhos de vasos de plantas, ralos e outros locais,  a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal é possível impedir que ovos, larvas e pupas do transmissor cheguem à fase adulta, freando não só a dengue, como também a zika e a chikungunya.

Nas incursões, as equipes usam larvicidas que atuam direto no combate às larvas. A diretora de vigilância ambiental, Elizabete Lins, explica que esse larvicida é usado pelas equipes porque não são nocivas ao meio ambiente.

“O uso das larvicidas no combate aos focos de dengue não agridem o meio ambiente. São naturais e não afetam a saúde, podem ser utilizados em reservatórios de água para consumo”, disse a diretora de Vigilância Ambiental de Japeri, Ana Elizabete Lins.

Agente Controlador de Endemia fazendo o trabalho de prevenção na cidade / Foto: Divulgação

Ana Elizabete também explicou que o uso do carro fumacê é usado apenas em caso de emergência, quando há notificações em determinada região.

“Atualmente usamos os carros do fumacê apenas em último caso, quando temos índices altos de dengue em um determinado bairro. A prevenção feita pelas equipes é feita com o uso de larvicidas”, disse.

Os trabalhos de  desinfecção também são realizados em escolas, praças, unidades de saúde e outros equipamentos públicos.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares intensas, dores ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. É  importante reforçar que, ao surgimento desses sintomas deve-se procurar a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação e conduta médica.

Equipes da Vigilância Ambiental fazendo trabalho de prevenção / Foto: Divulgação