Semades promove capacitação sobre licenciamento de extração mineral no município

Evento ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê

Nesta quinta-feira (3), a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), promoveu no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, uma capacitação para membros do conselho municipal de meio ambiente sobre licenciamento de extração mineral no município.

O encontro durou grande parte do dia. Na capacitação, o geólogo Giancarlo Silva apresentou o tema “Regulação Minerária Brasileira”. Ele, que atua há 14 anos no mercado, explica a importância de os municípios estarem sempre atentos com essas atividades.

“É extremamente importante a participação do município nas práticas de mineração porque ele é o principal impactado. Na ponta de tudo está a sociedade local, que acaba sofrendo esses impactos tanto positivos quanto negativos das atividades de mineração. Então é bastante importante o município ter esse tipo de entendimento”, disse o geólogo que comandou a capacitação no Núcleo.

Em meados de 2017 foi criado no Brasil, através de uma medida provisória, a Agência Nacional de Mineração (ANM). Com isso, os processos regulatórios de minério tiveram um importante crescimento no país, garantindo a fiscalização e uma melhora dessas atividades.

Na capacitação, Giancarlo Silva contou que, principalmente de 2020 para cá, o mercado entendeu que precisa ter uma postura ambiental, social e de governança. “A mineração entendeu que ela precisa não só olhar para produção, mas olhar para a sociedade. Ela precisa dar um retorno para a sociedade, com atitudes socioeconômicas e socioambiental”, disse o geólogo.

Além de membros do conselho municipal de meio ambiente, a capacitação foi estendida para os funcionários da Semades e contou com a presença da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação.

Fotos: Lucas Alexandre