Saúde de Japeri na luta contra o câncer de próstata

No Novembro Azul as equipes estão focadas, entre outras, coisas na conscientização dos riscos da doença

Para chamar a atenção dos homens durante a campanha do Novembro Azul e  desmistificar os tabus relacionados aos exames do preventivo do câncer de próstata,  a Prefeitura de Japeri vai intensificar as ações de conscientização nas unidades básicas e mobilizações da saúde.

Entre os serviços disponibilizados nessas ações estarão palestras informativas, orientações, rodas de conversa, aferição de pressão arterial e glicemia e encaminhamento para o urologista.

O rastreio do câncer de próstata começa por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), exame preventivo capaz de identificar alterações presentes nas glândulas, inclusive o câncer de próstata. É recomendado que esse exame seja feito a partir dos 40 anos. Inclusive, a idade é um dos fatores de risco da doença, assim como o histórico familiar e a obesidade.

O médico urologista do Centro Municipal de Especialidade de Engenheiro Pedreira, Rafael Yuri Damasceno, explica a importância de se fazer os exames e a prevenção. Ele conta que na cidade os homens têm comparecido na unidade para realizarem os procedimentos  que podem ou não detectar a doença.

“Temos uma procura boa na cidade por parte dos homens. Muitos deles vêm por vontade própria, outros a pedido das esposas, mas não deixam de vir. Isso é importante”, disse.

Doutor Rafael Yuri Damasceno, médico urologista / foto – Lucas Alexandre

O urologista também explicou que os dados da doença na cidade são considerados baixos. Ele contou que são confirmados de 20 a 30 casos por ano.

“Para uma cidade com mais 100 mil habitantes é um número considerado baixo. Mas isso não quer dizer que a procura também precisa diminuir. A neoplasia de próstata em estágio inicial, quando detectada, tem chances de cura em 90%”, disse.

Sinais de quando se deve procurar um médico

O câncer de próstata chega de forma silenciosa na grande maioria das vezes, mas quando resolve mostrar sinais de que está chegando, é importante ficar atento a alguns sinais.  Dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou sêmen e dores pélvicas são os principais deles.

O paciente faz a triagem nos postos de saúde dos bairros, havendo necessidade são encaminhados para o Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, onde passam pela consulta com o urologista, podendo fazer o ultrassom da próstata na própria unidade.