Escritoras mirins de Japeri participam de manhã de autógrafos na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti

A criação da literatura foi incentivada pela alfabetizadora Joana D’Arc, que foi convidada pela secretária de Educação a apresentar o projeto para toda a Rede de Ensino

Você pode chegar onde você quiser ir”, assim a pequena escritora Ana Júlia, de 7 anos e autora do livro  “A  Menina que ficou Inteligente” se dirigiu aos  seus colegas durante a manhã de autógrafos na Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti. Com desenvoltura, ela falou às autoridades e aos pais que foram prestigiar o evento. Junto com ela estavam as também escritoras mirins Maria Luiza com seu livro “A Princesa e o Gato” e Heloisa Monção com “A Viagem”. Também foi apresentado o coletivo “Histórias da Turma 201”.

“Eu escrevi a história que minha amiga me conta sempre do gatinho dela. Amei e quero continuar escrevendo outras coisas”, contou Maria. Já Heloísa expressou sua alegria ao falar da viagem imaginária. “No meu livro, eu falo de uma menina que mudou para São Paulo e achava que perderia seus antigos amigos. Ela não perdeu, mas fez novos amiguinhos”, revelou.

Em comum, as três crianças recém alfabetizadas têm pouca idade, criatividade e sonhos, que foram embalados com a vontade  e o olhar sensível da professora Joana D’Arc. Ela transformou o que poderia ser uma simples contação de história de criança na produção dos três livros autorais e um coletivo, que reúne os contos e desenhos produzidos pelos pequenos, tudo  bem ilustrado demonstrando o imaginário infantil.

Presente na manhã de autógrafos, a Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, quer levar a ideia da criação dos livros para toda a Rede de Ensino. Ela  convidou a professora e a diretora Leila Verônica da Silva para apresentarem o projeto. “Saímos de uma pandemia e ver hoje que apesar destes dois anos estudando de forma remota e ver este resultado  é gratificante para nós como educadores”, disse a gestora.

Como tudo começou

Joana conta que  tudo começou porque tem o hábito de ler para os pequenos, que de forma inteligente, e até intuitivamente, aprenderam ser este o caminho para transformá-los  em pequenos  escritores.

De acordo com a alfabetizadora, um belo dia, sua  aluna Ana Júlia, autora do livro “A menina que ficou inteligente”, chegou e pediu para ler uma história escrita por ela. “Ouvi e fiquei emocionada depois de ela ler para os  colegas da turma. E para minha surpresa os demais alunos pediram para escrever também”, contou. “Histórias da Turma 201”.