Feira de Tecnologia reúne dezenas de estudantes no Paço municipal em Japeri

O evento uniu ciência e matemática em diversos projetos que podem ser praticados de forma simples

Experimentos científicos pelas mãos de jovens do 6° ao 9° das redes municipal, Estadual e particular marcaram a II FECTMAT, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Japeri, nesta quinta-feira (27).

Quem esteve no local pode ver de perto ações simples, mas de muito efeito, como um filtro de água feito de feltro, pedra, Carvão e areia, que já está sendo usado para filtrar água de poço da estudante da 8° fase do Ensino de Jovens e Adultos, Rosana Lopes, da Escola Municipal Duque de Caxias e da própria unidade escolar.

Foto: Lucas Alexandre

Foram cerca de 30 estandes com variedades de ações que marcaram a vida acadêmica dos alunos e professores. E tinha de tudo. Desde irrigação por gotejamento em horta escolar a separação do óleo da água, que fica limpa. “Planejamos o sistema de irrigação para economizarmos água. Desta forma também conseguimos direcionar melhor a quantidade usada para cada planta. Nem todas precisam de muita rega”, explicou o estudante da Escola Municipal Rio D’Ouro, Isaque Maximino da Costa dos Santos, 14 anos.

Não dá para dizer qual experimento foi mais bonito ou importante. Mas o fato é que alguns chamaram a atenção pela utilidade. É o caso dos jogo da memória que associa a imagem aos biomas brasileiros do cerrado e o “trilhando com a ecologia”, que são parte dos Recursos de Tecnologia Assistiva, preparado pelos alunos do CIEP 401.

Foi uma manhã e tarde de muitas trocas de experiências, que teve a presença da prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, conversando com os alunos e professores. “O conhecimento é libertador e o fato dos jovens estarem aplicando conhecimento teórico à prática é maravilhoso”, disse.

Dedicação

A Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, visitou todos os estandes e ficou encantada com a qualidade dos trabalhos e o empenho dos alunos. “Isso não seria possível sem a dedicação da equipe de professores e gestores que prontamente abraçaram o projeto e hoje estão aqui apresentando junto com os alunos”, disse a gestora.

Já a coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Angélica Aguiar, disse que pela primeira vez na história do município uma feira juntou as escolas estaduais, municipais e particulares em um evento da Prefeitura.

Já na parte da tarde a Dra em História da Ciência e da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Cristina Araripe, trouxe uma palestra sobre a importância das mulheres na ciência. E o papel da escola no que diz respeito ao incentivo nos trabalhos científicos. “O período da pandemia foi um verdadeiro desafio, mas nós resistimos a esse período devastador. Se estamos aqui foi pela ajuda da ciência que anda lado a lado com a saúde”, contou Cristina.

Em seguida, a Dra em Astronomia pela UFRJ, Denise Rocha, complementou a palestra com informações sobre a relevância do estudo da Astronomia no desenvolvimento do ensino de ciências aplicado nas escolas. “Quando eu entendi como funcionava o espaço, o papel das estrelas e o que influenciam em nossa vida, decidi, então, que isso era o que eu queria estudar para vida inteira. Venho, portanto, incentivar outras mulheres no caminho da ciência e tecnologia”, concluiu Denise. Na ocasião estiveram presentes os Vereadores Ziel Pavani, Josimar Mota, Alan Silva (Paracambi) e Renan Ary Shiavo e secretários municipais.

Premiações

Ao final do evento foram premiados em primeiro lugar os seguintes projetos:
Águas do Duque de Caxias – Da fonte para o filtro – Alunos EJA.
Projetos de automação – Ensino médio
Recurso de tecnologia assistiva no ensino de ciências – Ensino Fundamental