O Ambulatório está no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira. Expectativa é que o serviço amplie a entrega de próteses aos moradores
Japeri ganha mais um importante aliado para o tratamento odontológico na cidade. Foi inaugurado nesta quarta-feira (25), o polo especializado em prótese dentária no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira (antiga Umep).
Essa é a primeira vez que o Japeri recebe um laboratório especializado em prótese dentária. Além disso, é um dos poucos municípios da Baixada Fluminense que disponibiliza esse serviço de forma gratuita.
A inauguração foi acompanhada pela prefeita Drª Fernanda Ontiveros e pela secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luíza Affonso, que conversaram com pacientes, como o Domingos Joaquim Gomes Fonseca, de 60 anos, um dos primeiros do Centro de Especialidades Odontológicas a receber à prótese.
“Era muito difícil mastigar, desconfortável. Coloquei a prótese e desde então tudo mudou para melhor. Agradeço a equipe que tem feito um belo trabalho”, disse ele.
Outra paciente que também ficou feliz foi a Maria Gorete Batista, de 61 anos. Ela, que colocou uma prótese na parte inferior da boca, diz que agora não terá mais problemas para comer e que seu sorriso ficará muito mais bonito.
“Coloquei minha prótese que vai deixar meu sorriso mais lindo. Estou muito feliz. A equipe está de parabéns. Os moradores agradecem muito por esse novo serviço. E vou recomendar, com certeza!”, disse.
Uma luta antiga da rede municipal de saúde
Em sua fala, Drª Ana Luíza Affonso enfatizou que essa já era uma demanda antiga da rede pública de saúde de Japeri.
“Nossa cidade não tinha serviços odontológicos funcionando de forma fluida. Hoje, ver que estamos avançando com a chegada de mais uma especialidade, que é essa da prótese dentária, vemos que estamos no caminho certo. Essa já era uma demanda da Coordenadoria de Saúde Bucal desde que assumimos a Pasta. E está aí, entregue à população”, disse a secretária municipal de Saúde.
A Prefeita Drª Fernanda Ontiveros disse que com a implantação do serviço a meta é que a rede municipal de saúde entregue pelo menos 50 próteses ao mês.
“A implantação de uma prótese dentária em uma clínica está em média uns R$ 2 mil reais. A população de Japeri terá esse serviço de graça, com qualidade e um bom atendimento. Nossa meta é entregar até 50 próteses por mês com a chegada desse novo serviço”, disse.
Como funcionarão as consultas e marcações de prótese dentária?
Com a chegada da nova especialidade, os pacientes serão triados nos postos de saúde da cidade, e havendo necessidade, o cirurgião dentistas essas unidades darão o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas para agendar a consulta de prótese dentária. Atualmente a rede municipal de Saúde de Japeri conta com 32 profissionais na área de odontologia, entre os dentistas e técnicos de saúde bucal atuando em três postos de saúde nos bairros Alecrim, Chacrinha e no centro.
As marcações das consultas e atendimentos acontecerão todos os dias, das 8h às 16h. Para conseguir, basta comparecer ao Centro Municipal de Especialidades de Japeri, com identidade, CPF, cartão do SUS atualizado e comprovante de residência atual.
Vale ressaltar que também são oferecidos atendimentos de Estomatologia, bucomaxilofacial, odontopediatria, endodontia, periodontia, dentística e pacientes com necessidades especiais.