Empreendedores poderão desfrutar dos diversos benefícios
Sete empreendedoras do município de Japeri foram contempladas com as novas carteiras, na manhã desta terça-feira (26). Com o documento em mãos elas terão descontos em produtos nas lojas parceiras, cursos e feiras de artesanato.
A Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) junto à Secretaria de Estado de Turismo fez questão de realizar uma cerimônia em alusão à entrega das Carteiras dos Artesãos, do Programa de Artesanato Brasileiro do Estado do Rio de Janeiro – Artesanato em Movimento.
O evento, que aconteceu no espaço de eventos da assistência social, em Engenheiro Pedreira, contou com a presença da Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, do subsecretário de Estado Turismo, Gerciano de Lima, vereadores e secretários do município e demais autoridades.
Na ocasião, a Prefeita, Dra. Fernanda, fez ressaltou o seu compromisso com a classe dos trabalhadores da cidade. Ela citou ainda o projeto da ‘Casa do Artesão’, um espaço no centro da cidade de Japeri que receberá os profissionais do ramo. “Nosso compromisso é mudar a realidade das pessoas por meio de políticas públicas eficientes que elevem a qualidade de vida dos nossos empreendedores locais”, concluiu a Prefeita.
As artesãs Aparecida vieira, Antônia Lima, Ângela Vieira, Josefa Maria, Ana lúcia Vieira, Andreia Codeco (representada por seu esposo Altair Souza) e Cristiana Maia foram selecionadas e receberam o documento diretamente das mãos da secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Valéria Carla.
O subsecretário de Estado Turismo, Gerciano de Lima, ressaltou que, embora sejam apenas sete artesãs contempladas neste mês, já é um grande avanço para a economia do município e de extrema importância para essas profissionais. “Estou muito feliz de poder entregar essas carteiras e contribuir positivamente com o desenvolvimento do artesanato em um lugar tão rico de talentos e artistas”, concluiu o subsecretário.
Para a empreendedora, Antônia, a conquista da carteira foi de grande relevância, pois o desconto no material de crochê ajuda nas economias no fim do mês e melhora o preço final da mercadoria. “Sou mãe de dois filhos, um deles tem sete anos e graças ao meu talento e o incentivo da Prefeitura, hoje posso cuidar da casa e viver da venda dos meus produtos”, contou a artesã.
Benefícios
Possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato; Acesso a incentivos fiscais (benefício dado somente em alguns estados); Isenção do ICMS na comercialização dos produtos; Facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais); Acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA); Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.
Vale lembrar que o Programa Estadual de Artesanato realiza atendimentos todas às terças-feiras, das 10h às 16h na sede da Secretaria Estadual de Turismo, na Rua Buenos Aires 309. Lá, os artesãos podem emitir a Carteira Nacional do Artesão, na sede da Secretaria Estadual de Turismo, na Rua Buenos Aires 309. Para maiores informações: (21)3813-9400.