Prefeitura e Estado entregam as carteiras oficiais  do artesão nesta quarta (26)

Artesãos de Japeri poderão comprar produtos com preços em conta em lojas parceiras e participar de feiras

Boas notícias para os artesãos da cidade: A partir deste mês eles terão descontos em produtos nas lojas parceiras, cursos e feiras de artesanato. Isso porque, nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) junto à Secretaria de Estado de Turismo vai reunir os cadastrados para a entrega das Carteiras do Artesão, do Programa de Artesanato Brasileiro do Estado do Rio de Janeiro – Artesanato em Movimento.

A cerimônia será realizada a partir das 10h, no Espaço de eventos da assistência social (Avenida Tancredo Neves, Qd 2 Lt 2, s/n, Parque Mucajá, em Engenheiro Pedreira.

Estarão presentes, além dos artesãos selecionados, o subsecretário de Estado de Turismo, Gerciano de Lima; a secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Valéria Carla; da diretora de turismo, Josilene Satyro e do grupo de economia solidária do município, representado pela artesã Gilza Rosa.

Foto: Lucas Alexandre

De acordo com o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, o cadastramento é fundamental para conhecer e identificar o perfil do artesão e instituições ligadas ao artesanato, visando fortalecer as políticas públicas para este segmento no Estado do Rio de Janeiro.

A secretária de Esporte,Valéria Carla, classificou o trabalho dos artesãos como ‘riquíssimo’ e ressaltou o desejo de ampliar o número de profissionais nesta área. Por isso, a importância do incentivo da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer na emissão e entrega da Carteira do Artesão.

Benefícios

O documento adquirido garante benefícios como, por exemplo, a participação em eventos e feiras, qualificação/capacitação, apoio ao acesso para crédito e comercialização dos produtos.

A diretora de turismo, Josilene Satyro, cita a importância destes profissionais para o turismo e a identidade local e ressalta que a carteira contribui para o aumento da renda do artesão local.

O cadastro foi realizado em maio deste ano, na Academia da Saúde. Participaram aqueles que possuem registro no portal do Governo Federal, não sendo permitido aposentados por invalidez ou beneficiários do LOAS ou BPC.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*