Espetáculo ‘No Rastro do Riso – Conexão Baixada’ arranca risadas dos japerienses neste fim de semana

Apresentações que aconteceram neste sábado (22) foram abertas ao público de forma gratuita

“Atenção, senhores passageiros, o trem do ramal Japeri está chegando à estação com muita diversão.” Foi assim que começou o espetáculo ‘No Rastro do Riso – Conexão Baixada’, da ONG organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Ele foi elaborado exclusivamente para o público local.

E foram os alunos das Escolas Municipais Professora Etiene de Souza Oliveira e Rio D’Ouro , os primeiros a prestigiarem, nesta sexta-feira (21), o espetáculo que retrata de forma caricata a rotina do ramal, com figuras marcantes como, vendedores ambulantes, artistas de rua ou passageiros que se conhecem e viram amigos, entre outros.

As crianças soltaram o riso e terminaram cantando e dançando, junto com os palhaços, em uma roda de música com viola, teclado, pandeiro e triângulo.

Conforme o “trem” ia passando pelas estações, aconteciam situações inusitadas que arrancavam altas risadas da turminha. O aluno do 5º ano, da E.M Etiene, Davi Neres, 10 anos, por exemplo, não tirou os olhos da apresentação. Ele contou que ficou encantado com a alegria e o fôlego dos artistas. “Eles são incríveis e muito engraçados. Cantam, dançam e falam o tempo inteiro sem esquecer nada”, admirou o aluno.

Já no segundo dia, as apresentações foram abertas a todos os moradores e visitantes do município, que assistiram, gratuitamente, ao espetáculo na manhã deste sábado ensolarado na Rua Mocambo, Vila Carmelita, às 10h e a tarde na Sede do Grupo Código, Rua Davi, nº 397, Nova Belém, às 15h.

De acordo com a integrante da Organização, Menina Marchetti (Personagem Carmela), se manter firme no picadeiro exige bastante preparação de toda equipe. O Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização não-governamental, independente e sem fins lucrativos, que atua há seis anos em território brasileiro. Mas é a primeira vez do grupo no Rio de Janeiro.

São profissionais de todo o país que escrevem juntos os projetos. No Rio de Janeiro, a ONG conta com a parceria do grupo ‘Sol sem Dó’, que atua na Baixada Fluminense. Menina contou que, apesar de ser paulista, amou a energia dos cariocas e pretende voltar outras vezes. “É incrível poder sentir o carinho das crianças e a alegria que eles nos recebem. A gente atua em áreas de extrema vulnerabilidade e extrema violência, áreas de catástrofes ou crimes ambientais e campo de refugiados. Poder levar riso e esperança para as pessoas é uma missão de vida”, disse a artista.

ONG

Além dos espetáculos, a ONG disponibiliza oficinas para artistas, atores sociais e professores. Tem o objetivo de proporcionar o riso como transformação individual, cultivar a alegria e democratizar o acesso às artes circenses por meio de espetáculos profissionais e atividades pedagógicas com foco na palhaçaria. Atua em regiões de alta vulnerabilidade social e crise humanitária, denunciando violações dos direitos humanos.

Palhaços

Menina Marchetti – CarmelaLetícia Lisboa – Neca de CatibiribaJessé Cabral – Ambroxol Júnior Melo – Escafura Palhaços Sem Fronteiras Projeto No Rastro do Riso Parceiros Cia Sol Sem Dó.