Ciência Móvel estacionou em Japeri nesta quarta (19)

‘Por Dentro de Nós’, ‘Na Onda da Transformação’, ‘Água é Vida’, ‘Brincando se Aprende’ e ‘Ciência e Arte’ são algumas das atrações do projeto

A Quadra Poliesportiva de Nova Belém ficou mais atrativa nesta quarta-feira (19), com a chegada do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, que abriu, em Japeri, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os alunos das Redes Municipal e Estadual aprenderam de forma lúdica a respeito dos artefatos científicos que compõem o ciclo da vida e da natureza.

Há 16 anos o projeto da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz roda o Sudeste do Brasil levando atrações científicas e culturais à população e fica na cidade até o próximo sábado (22). Do dia 19 a 21 as atrações são restritas às turmas escolares. Mas no último sábado toda população está convidada.

Os estudantes circularam pela quadra e tiveram orientações dos monitores sobre os órgãos do corpo humano, usaram a lupa para conhecer as espécies das borboletas, viram no microscópio a diferença do mosquito macho do mosquito fêmea e brincaram com o jogo interativo sobre as vacinas.

Foto: Lucas Alexandre

O ‘Girotec’ foi a atração que fez mais sucesso entre a garotada. O mediador, Fábio Moura, responsável pelo brinquedo, contou que a ideia foi inspirada em um dos primeiros experimentos da NASA, usado para testar a gravidade zero. O voluntário precisa se equilibrar nos anéis para medir a força e para isso é necessária bastante coordenação motora.

O evento acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Por conta disto, a secretária da Pasta, Caroline Ontiveros, fez questão de prestigiar a abertura.

Ciência Móvel

A coordenadora de viagem do Ciência Móvel, Lais Viana, contou que o serviço itinerante é importante para divulgar o trabalho científico, uma vez que nem todos os jovens conhecem a rotina de um cientista. “Muitas crianças nunca viram uma lupa e nem um microscópio e aqui elas podem ter acesso de forma lúdica e simples aos artefatos que veem na teoria na sala de aula. Então a parceria facilita o trabalho do professor”, contou a coordenadora.

Bryan Leal, 12 anos, 6º ano, aluno da E.M Tânia Mara, ficou encantado com as atividades: “Não esperava que fosse tão legal, que a tecnologia pudesse proporcionar tantas coisas boas e aprendizados. Estou quase virando um cientista”, brincou o aluno.

Outras atividades também agradaram os visitantes. No jogo da batalhacoletiva, por exemplo, é vencedor o participante que conclui o tempo vacinado e protegido.

As Escolas Municipais que visitaram o primeiro dia de atividades foram: C.E Frei Maurício, E.M Dom Adriano, E.E Armando Dias, E.M Governador Brizola, E.M Ary Schiavo, E.M Tânia Mara e a E.M Darcílio Ayres.

Horários

As atividades acontecem nos dias 19/10 e 21/10, nos turnos manhã e tarde:  9h às 12h e de 13h30 às 16h30; dia 20/10, nos turnos manhã e tarde: 9h às 12h, 13h30 às 16h30 e dia 22/10, somente no turno da manhã, 9h às 12h.