Alunos da E.M Aristides Arruda ganham palestras dos profissionais da Rede Sarah

Programa de Educação e Prevenção de Acidentes foi criado para atuar na prevenção de acidentes

Os alunos da 4º série da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda ganharam da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, na manhã desta terça-feira (18), o título de Agentes de Prevenção. Isto depois da palestra ‘Educação e Prevenção de Acidentes’ que busca ensinar as crianças e jovens sobre a prevenção com o objetivo de reduzir os casos de doenças neurológicas.

Os 68 alunos dos turnos da manhã e tarde acompanharam atentamente a apresentação sem tirarem os olhos do telão. O motivo foi à dinâmica usada pelos profissionais que usaram recursos lúdicos, filmagens em 3D, fotos, jogos de perguntas e linguagem acessível. As crianças aprenderam brincando, do jeito que tanto gostam.

As crianças também assistiram vídeos de desafios feitos na internet, que são propostos como forma de brincadeira, mas que podem levar à morte. Como, por exemplo, o desafio ‘quebra crânio’.

De acordo com a instituição pública, a ideia das palestras surgiu por conta do alto índice de pacientes que foram vítimas de traumas de acidentes de trânsito, quedas, acidentes por mergulho, entre outras causas.

A psicóloga, Nathalia Campos, classificou a experiência como enriquecedora. “Falar sobre educação e prevenção é imprescindível. Compartilhar esse conhecimento com crianças e adolescentes e perceber a curiosidade, a atenção deles às informações que foram passadas, foi gratificante!”, concluiu a psicóloga.

Foto: Lucas Alexandre

Christopher José, 9 anos, respondeu a quase todas as perguntas. “Aprendi bastante sobre o funcionamento do nosso corpo e como podemos cuidar dele para viver bastante”, contou o aluno.

Uso do capacete

O porquê do uso do capacete foi um dos temas mais falados na roda de conversa. A aluna Sophia Vitória, 9 anos, já tinha a resposta na ponta da língua. “Para não causar acidente e morte”, disse, ressaltando ainda que seu pai sempre usa capacete todas as vezes que sai de moto.

O evento também contou com a presença da Secretária de Educação, Caroline Ontiveros, que fez questão de parabenizar a gestora da unidade, Luciana Piter, pela ideia de trazer os conhecimentos da equipe para à escola.

Segundo a secretária, é importante conscientizar os alunos acerca de brincadeiras que prejudicam a saúde e trazem sérias consequências. “O que eles aprenderam aqui é extremamente relevante porque pode ser passado aos pais e outros colegas e isso faz parte do papel da escola. Além de aprenderem sobre os cuidados adequados em situações de risco”, concluiu a secretária.

Reabilitação

A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação é uma instituição pública, composta por nove unidades sediadas em oito capitais brasileiras. Por cerca de duas décadas, o Programa ministrou, em diversas unidades da Rede, palestras presenciais para um milhão de crianças e adolescentes, encaminhadas por escolas públicas e privadas acompanhadas por seus professores. Agora, também realizam a produção da versão on-line.

A equipe de palestrantes é composta pelo Enfermeiro, Cláudio Mecone; a Fonoaudióloga, Ana P. Kusel; Cleiton Salgado, responsável pela área de manutenção elétrica; a psicóloga de recursos humanos, Nathalia Campos e a professora, Adriana Ceolin.