Outubro Rosa: Enfermeiros darão palestras sobre prevenção ao câncer de mama

Programação é parte de outras que acontecem na cidade relacionadas ao tema

O mês de outubro é marcado pela conscientização da prevenção ao câncer de mama.  E uma das formas de abordar o tema será uma série de palestras que acontecerão entre os dias 24 e 28 de outubro, no Hospital Municipal de Japeri (antiga Policlínica).  A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o tema ‘Outubro Rosa: Prevenção do câncer de mama cuidando de você. Se toque!’, o evento trata-se de rodas de conversas informativas com os enfermeiros da própria unidade, sempre às 10h, com orientações sobre o autoexame e a importância do tratamento da doença ainda nos primeiros dias. Durante a semana de programações, as equipes ainda farão uma palestra na reunião de mães da Escola Municipal Pedra Lisa.

“Nosso objetivo é orientar as mulheres japerienses. Durante esses dias teremos programações repletas de informações que,  com certeza, ajudarão na prevenção ao câncer de mama”, disse Tatiana Soares, subsecretária de Atenção à Saúde.

Para a a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, é importante levar informações e garantir o acesso aos serviços disponíveis para as mulheres. “Estamos realizando uma série de eventos alusivos ao Outubro Rosa por todo o município. É muito importante tratarmos do tema.  Mostrar às japerienses que informação é uma das melhores maneiras de prevenção ao câncer de mama”, disse a gestora.

Taxa de mortalidade baixa

De acordo com dados da rede municipal de saúde, Japeri possui uma baixa taxa de mortalidade de câncer de mama. No ano passado houve apenas seis mortes em decorrência da doença. Atualmente, pelo menos 10 mulheres realizam tratamento.