Secretaria Municipal de Saúde promove evento em alusão ao Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Central

Na ocasião aconteceram palestras informativas, rodas de conversa pedidos de exames; Município terá programações como essa durante todo o mês

Orientar também é prevenir. A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (13) uma ação alusiva ao Outubro Rosa que permitiu a marcação de exames preventivos, de mamografia e ultrassonografias de mama e transvaginal. Além disso, também teve um momento de palestras informativas e rodas de conversas a respeito da importância da prevenção ao câncer,  que mata mais de 18 mil mulheres no Brasil e que pode ser diagnosticado já nos primeiros dias.

A campanha acontece todo mês de outubro e enfatiza o combate ao câncer de mama. Desta vez a  programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Central.

A coordenadora da saúde da mulher de Japeri, Ruth Valentim, salientou a importância do cuidado com a saúde feminina e da prevenção. “O Outubro Rosa reforça a questão da prevenção e o padrão ouro da mamografia, sem esse exame não conseguimos detectar a tempo essas lesões precursoras do câncer. É importante cuidar e orientar. Trabalhar com saúde da mulher não só com o câncer de mama, mas com as questões que mexem com o corpo é fundamental.”, disse.

Coordenadora da saúde da mulher de Japeri, Ruth Valentim / Foto – Divulgação

A taxa de mortalidade do câncer de mama em Japeri é baixa. De acordo com dados da Prefeitura, no ano passado houve apenas seis mortes em decorrência da doença. Atualmente, cerca de 10 mulheres estão em tratamento. A Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Luíza Affonso, afirma que é possível, sim, monitorar e cuidar das mulheres acometidas do câncer.

Mulheres contam com o ‘Marque Fácil’ para acompanhamento dos casos

O Marque Fácil possibilita a marcação do exame de mamografia dentro do município.  Para conseguir, basta ir até o Centro Municipal de Especialidades em Engenheiro Pedreira (antiga Umep) com identidade, CPF e cartão do SUS. Lá, a paciente consegue marcar os exames de acompanhamento para, a partir daí, ir para o percurso de baixa complexidade. O encaminhamento é feito para a Clínica Simples Saúde, na Avenida Tancredo Neves, perto do Colégio Bonfim.

“Não precisa ser uma sentença de morte. O controle do câncer de mama em Japeri está sendo realizado. Orientamos e acompanhamos cada caso. Acreditamos no sucesso do tratamento  dessas dez mulheres. Teremos mais sucesso no que diz respeito à cura do câncer”, completou a Drª Ana Luiza.

Superação e esperança

Fátima Maria da Silva Guimarães Lyrio, de 61 anos, é moradora do bairro Bonfim. Ela teve câncer no colo do útero há quase 20 anos e foi curada. Durante o evento deu uma palavra motivacional sobre a importância da prevenção, que  é fundamental e  ajuda a salvar vidas.

Fátima Maria da Silva Guimarães Lyrio / Foto: Divulgação

“Primeiramente é um milagre de Deus estar aqui contando minha história. Digo a todos que prevenir é a melhor forma de salvar vidas. Se houver algo diferente no corpo, algum nódulo, vá ao médico, procure saber o que está acontecendo. E para as mulheres que estão se tratando contra a doença, não desistam. O processo é doloroso, mas vale a pena, pois no final brindamos a vida”, disse.

Como fazer o autoexame da mama?

Em pé, levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas, sinta a mama.  Faça movimentos circulares de cima para baixo e repita os movimentos na outra mama.

A próxima ação alusiva ao Outubro Rosa será no próximo dia 20 de outubro, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Rio D’Ouro.