Japeri inicia instalações de biodigestores em áreas rurais

O planejamento é levar saneamento para os moradores e melhorar o tratamento no Rio Guandú

A cidade de Japeri iniciou o projeto de saneamento rural com as instalações de biodigestores nas áreas agrícolas. O objetivo desta ação é mitigar os impactos sobre o Rio Guandú, uma importante bacia hidrográfica que corta oito municípios do estado.

Este é um programa do governo estadual, que está sendo feito através do Comitê Guandú. O Projeto Sanear tem o apoio de Japeri e de outras regiões do Rio de Janeiro.

Os biodigestores são alternativas sustentáveis que contribuem com a preservação do meio ambiente através do tratamento do esgoto.

Essa alternativa impede que o esgoto seja despejado sem tratamento na natureza. Com isso, os biodigestores ajudam a preservar solos, rios, e ainda podem reduzir a emissão de gases de efeito estufa por capturar o gás gerado nesse processo.

Sendo assim, serão atendidas, aproximadamente, 150 soluções individuais de tratamento de esgoto e duas coletivas, nas áreas rurais do município.

O projeto foi escrito pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que desde 2019 iniciou visitas às áreas rurais de Japeri, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura, liderados, atualmente, por Meire Lucy e José Maurício, respectivamente.

A prefeita Drª Fernanda Ontiveros esteve presente na instalação do primeiro biodigestor em Japeri, no bairro São Pedro, na Estrada da Pedra Lisa. “Muito importante levar saneamento para todos os moradores. Vamos lutar sempre por isso”, destacou a prefeita.

Texto: Paulo Marques

Fotos: Julia Cavalieri