224 alunos participaram da Iª edição do JOCAMP nesta quinta (13)

Rio D’Ouro foi a escola que mais ganhou medalhas, seguida pela Tânia Mara e Pedra Lisa

Os aparelhos eletrônicos foram deixados em segundo plano pelos 224 alunos da Rede Municipal de Ensino, na manhã desta quinta-feira (13). Na primeira edição dos Jogos Campesinos (JOCAMP), eles relembraram as brincadeiras antigas como: queimada, bandeirinha, corrida de saco, corrida de revezamento, cabo de guerra, amarelinha, estafeta, pula corda, taco, vivo ou morto. A Escola Municipal Rio D’Ouro foi a campeã em medalhas, com o total de quatro ouros, cinco pratas e quatro bronzes. Mas no quesito animação, todas as sete unidades representaram.

A competição reuniu as escolas municipais Pedra Lisa; Carlos Alberto; Rio D’Ouro; Ver. Paulo Félix; Santo Antônio; Tânia Mara e E.M. E. I. Janderson. Elas disputaram o primeiro, segundo e o terceiro lugar.

Foto: Lucas Alexandre.

Mesmo após o feriado os jovens continuaram animados. Na competição do cabo de guerra, foi possível ouvir os gritos das torcidas divididos em ‘Vai Tânia Mara’ e ‘Vai Rio D’Ouro’. Era nítido o brilho nos olhos dos alunos que ganhavam.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o JOCAMP contribui para o desenvolvimento integral do estudante como ser social, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania. Estimular a prática esportiva nas escolas e promover um intercâmbio cultural e social entre os alunos. Além de estimular o sentimento de pertencimento ao espaço campesino.

A secretária de educação, Caroline Ontiveros, fez questão de prestigiar o evento e entregar pessoalmente as medalhas aos finalistas. Na ocasião, ela aproveitou para parabenizar os professores pelo empenho diário e pela data comemorativa do próximo dia 15. “Com apenas dois anos, nosso governo reajustou os salários dos professores, pois valorizamos o profissional. Acreditamos que só assim é possível ter uma educação pública de qualidade”, finalizou a secretária.

O pequeno Kauê Cleyton, 6 anos, da Creche Janderson, entrou na fila para receber as medalhas duas vezes. Ele ganhou prata e bronze nas modalidades Vivo ou Morto e Estafeta. “Estou muito feliz com as medalhas, vou levar duas para casa”, contou o aluno pulando de alegria.

David Gabriel, 11 anos, do 5º ano, da E.M.Ver. Paulo Félix, foi finalista na queimada e contou que é a sua brincadeira preferida. “O que eu mais gosto é brincar com meus colegas. Eu sou bom em desviar mas tenho pouca força e mesmo assim cheguei na final”, disse o aluno.

Para a Coordenadora dos JOCAMP, Renata Russo, atividades como esta são necessárias para o desenvolvimento social dos seres humanos. Pois o esporte é um grande aliado da educação. Ela ressaltou ainda que a equipe pedagógica pretende dar continuidade no projeto. “Nossa missão, além de educar, é reforçar ainda mais o espírito esportivo, a interação e a camaradagem entre os pequenos”, contou Renata.

Todas as sete unidades ganharam troféus em agradecimento pela participação. Os pequeninos de 4 e 5 anos da Creche Janderson ganharam copos de lembrança. Após as premiações, os participantes fizeram um piquenique no Campo e apreciaram um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade: A Pedra Lisa.