Japeri: meta de 22 mil doses de vacina antirrábica está perto de ser alcançada

Mais de 80% da população de cães e gatos do município já foram imunizados. Agora as equipes de vacinação seguem cobrindo zonas rurais do município

Com a meta de vacinar 22 mil animais, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, seguem percorrendo as zonas rurais do município. A Prefeitura Municipal de Japeri promoveu a Campanha de Vacinação Antirrábica e já aplicou 21.575 doses, sendo 17.395 para cães e 4.180 gatos. Os números representam a imunização de mais de 80% da população de cães e gatos da cidade.

Para a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Elizabete Rodrigues Lins, vacinar todos os animais de Japeri é um desafio. “É uma verdadeira força-tarefa para garantir que todos sejam vacinados. Parabenizo os profissionais envolvidos na campanha que tanto contribuíram para a saúde da população e dos animais em geral”, comemora a diretora.

Apesar de Japeri ter alcançado a marca de 80% da população de cães e gatos cobertos pelo imunizante, o trabalho ainda não acabou. “Com a ajuda dos profissionais da agricultura poderemos imunizar, tanto os animais abandonados nas ruas quanto os que estão nas áreas mais afastadas do município. Dessa forma iremos aumentar ainda mais o índice de vacinação”, complementa Ana Elizabete.

Foto: Lucas Alexandre

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, agradece a população pela adesão e destaca a importância da campanha. “Atingir a meta de vacinação é um resultado muito satisfatório para a gestão pública municipal. Solicitamos 22 mil doses na expectativa de salvar a vida de mais animais e conseguiremos cumprir com o objetivo ainda essa semana. Parabéns para os japerienses que levaram seus animais e todas as equipes mobilizadas nos 35 pontos de vacinação do município”, comenta a gestora.

Em Japeri, os cachorros e gatos podem receber a primeira dose a partir de um mês de idade. Animais em situação de abandono, gestantes ou que estejam amamentando também foram incluídos na Campanha. A raiva é uma doença que pode levar os pets à morte e infectar humanos. Cães, gatos, morcegos e outros mamíferos transmitem a doença por meio de mordidas, lambidas ou até mesmo machucados.