III Conferência Municipal de Turismo foi realizada nesta terça-feira (27) pela prefeitura de Japeri

O evento aconteceu em comemoração ao Dia Mundial do Turismo

Esporte e turismo lado a lado. Assim foi o início da III Conferência Municipal de Turismo de Japeri, com o tema: ‘Turista Cidadão: Caminhos e descaminhos do desenvolvimento’, que aconteceu nesta terça-feira (27), no salão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), no Parque Mucajá. Todos foram unânimes em apontar o potencial turístico e natural da cidade.

As palestras do professor de turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Renan de Lima, e do empresário e presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura (Acta), Fábio Nascimento, realizada de forma online, marcaram o evento, que teve distribuição de cartilhas opinativas para a plateia com sugestões para o desenvolvimento do turismo local. Investimentos em cultura, esporte, segurança pública e saneamento básico estiveram entre os assuntos abordados nas palestras.

O secretário de esporte, Marcelo Capoeira, considera que os programas sociais são aliados para o desenvolvimento do turismo. ”Uma cidade que forma cidadãos por meio do esporte, educação e cultura está apta para receber visitantes de todos os lugares do país”, opinou Marcelo.

Participação popular

Com participação popular, contou com apresentações de zumba, basquete, karatê, ginástica e futebol realizada por alunos do Programa Esporte e Movimento.

Representando a prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, o secretário de comunicação, Rogério Sant’Anna, citou o trabalho árduo que a atual gestão enfrenta para tirar Japeri da liderança do ranking de situações negativas, como o alto índice de violência doméstica.

”Devemos explorar as nossas potencialidades e apresentá-las ao Estado para inverter a situação que se encontra o município”, explicou Rogério. Ele também citou o rapel e a canoagem como atividades com grande potencial econômico, mas que dependem de investimento na infraestrutura local para consolidação.

Fabio Nascimento fez uma análise do Mercado do Ecoturismo no cenário mundial. Mas foram os relatos das lembranças afetivas que ele guarda do município que emocionaram a plateia. “Desenvolvi interesse pela natureza desde a infância, quando observava as riquezas naturais de Japeri, ao passar férias no sítio dos meus avós”, contou o empresário.

Já Renan Lima contou sua experiência como morador e incentivador do turismo nas áreas urbanas, principalmente nas favelas. Ele relatou a importância da conferência para o desenvolvimento da cidadania. “É necessário incluir o morador como guia turístico e maior influenciador no processo da valorização dos pontos turísticos”, acrescentou o professor.

A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) aproveitou a ocasião para eleger os membros da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Turismo, conforme a Lei nº1306/2015. O evento contou com a participação dos secretários de cultura, agricultura e pesca e representantes da economia solidária.