Setembro Vermelho alerta para cuidados com doenças cardiovasculares

Japeri atende mais de 400 pacientes na cardiologia, agindo na prevenção e tratamento de hipertensos e da doença que mata mais de 290 mil pessoas por ano no Brasil

Com mais de 3 mil cadastrados, o Programa Hiperdia realizará uma Mega Ação em comemoração ao “Dia Mundial do Coração”, no dia 29 de setembro, às 10h, na Praça Leni Ferreira, no Centro de Japeri. O objetivo é alertar e conscientizar a população da importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração, cujas doenças levam mais de 290 mil pessoas a óbito por ano no país, segundo o cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), representando uma morte a cada 90 segundos.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Japeri, alertará que o estresse, a obesidade, má alimentação, tabagismo, diabetes, doenças pré-existentes e maus hábitos de vida contribuem para as doenças cardiovasculares.

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, que é cardiologista, esclarece que as doenças cardiovasculares são silenciosas e, por isso, a prevenção é fundamental. “A principal arma de defesa é a prevenção, mas não apenas isso. As consultas regulares também são essenciais para diagnosticar eventuais problemas precocemente”, diz.

A gestora continua dizendo que é importante ficar atento aos seguintes sintomas: falta de ar, dor ou desconforto no peito, desmaio, tontura, coração acelerado e palpitações, inchaço nas pernas, tornozelos e pés, cansaço, desconforto no peito e enjoo. Nesse sentido, as principais doenças que afetam o coração são infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), angina, arritmia, arteriosclerose, cardiomiopatia, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica, endocardite, miocardite e outras.

Programa Hiperdia em Japeri

Na Mega Ação do Hiperdia, serão ofertados os serviços de atendimento médicos clínicos, orientações da nutricionista, farmacêutica e enfermeira, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, teste rápido para Hepatites, HIV e Sífilis, auriculoterapia, técnica de relaxamento, orientações farmacêuticas, orientação nutricional, educador físico, vacinação contra Influenza (gripe) e Covid-19, agendamento para preventivo, entre outros serviços de saúde, como pesagem do Programa Auxílio Brasil e planejamento familiar.

O Programa de Hiperdia é multidisciplinar. Atualmente, 1.350 pacientes são acompanhados pelo especialista de endocrinologia, 400 atendimentos com cardiologista e 240 com nutricionista. Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e no Centro de Especialidades Japeri (antigo Japeri Centro).

Só para ter ideia da importância da prevenção, em 2022, as cardiopatias ultrapassaram a Covid-19 no ranking de óbitos por doenças no Brasil, sendo também a maior causa de mortes no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

Texto por Luana Rodrigues

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*