Japeri fará sua III Conferência Municipal de Turismo na próxima semana

No encontro que acontece a cada dois anos serão eleitos os novos conselheiros municipais

O reconhecimento das riquezas naturais do município está cadavez mais em pauta nos encontros promovidos pela Prefeitura Municipal de Japeri.O objetivo é  incluir estes espaços públicos como referência turística na Baixada Fluminense.Para isto, a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) estáorganizando a III Conferência Municipal de Turismo, que vai acontecer na terça-feira (27), das 09h às13h, no Salão da Assistência Social, Parque Mucajá, Av. Guandu – Lt 2 Qd 2.

Foto Divulgação

O encontro é feito a cada dois anos e desta vez terá o tema: “Turista Cidadão: Caminhos e descaminhos do desenvolvimento”. A proposta visa, principalmente, trazer o foco para o cidadão japeriense como o maior influenciador da atividade na região.

O público presente poderá ouvir uma palestra com o Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Renan de Lima e com o Presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA), Fábio Nascimento. Ambos vão trazer questionamentos acerca do tema.

Na ocasião, a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer elegerá os novos conselheiros para compor o Conselho Municipal de Turismo, conforme a Lei nº1306/2015. A Diretora de Turismo, Josilene Satyro, acredita que é importante aproximar os moradores dos profissionais da área de Turismo com o objetivo de analisar as melhorias e ampliar os relacionamentos e desejos comuns entre ambos.

“A cidade só é boa para o turista se for boa para o cidadão. Tudo que atrai o visitante deve atrair primeiro a população local. Portanto, precisamos encontrar caminhos que nos levem a um desenvolvimento sustentável, que seja bom para turistas e moradores”, conclui a diretora.

Vale lembrar que, recentemente, aconteceu a Semana de Valorização do Turismo na Cidade e teve a apresentação do Inventário da Oferta Turística de Japeri pelo Observatório de Turismo da Baixada Verde – UFRRJ. A Semana entrou oficialmente para o calendário oficial da cidade.

8h30: Credenciamento

9h: Apresentação do Programa Esporte e Movimento