Japeri terá 35 pontos de vacinação antirrábica no próximo sábado (24)

Cães e gatos a partir de um mês podem se vacinar contra a doença. Animais gestantes e que amamentam também estão incluídos

Não só de carinho e amor vivem os animais domésticos. Os responsáveis também devem cuidar da saúde e bem-estar para que os pets tenham qualidade de vida. Por isso, a Prefeitura Municipal de Japeri promoverá a Campanha de Vacinação Antirrábica no próximo sábado (24), das 9h às 16h, em 35 pontos de vacinação no município.

A campanha anual é uma das principais iniciativas de proteção aos animais domésticos. Em 2021 foram vacinados quase 20 mil animais e, de acordo com o divulgado pela Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri, não houve casos de raiva no município. Esse ano, a meta é aplicar 22 mil doses e manter o controle da doença.

Para a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, a ampliação do acesso às vacinas é uma estratégia para aumentar o número de animais imunizados no município. “Solicitamos 22 mil doses na expectativa de salvar a vida de mais animais. Esse ano a oferta acontece em 35 pontos, entre unidades de saúde, igrejas e escolas. É importante que os tutores levem seus animais”, diz.

Segundo a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Elizabete Rodrigues Lins, é essencial vacinar os animais. “A raiva pode levar o animal à morte, por isso é fundamental a imunização. A Campanha é realizada apenas uma vez ao ano e já garante a segurança não apenas dos tutores e pets, mas de toda população”, informa.

A raiva é uma doença que, além de levar o animal à morte, também pode infectar humanos. Cães, gatos, morcegos e outros mamíferos podem transmitir a doença por meio de mordidas, lambidas ou até mesmo machucados. Em Japeri, os cachorros e gatos devem receber a primeira dose a partir de 1 mês de idade. Animais gestantes e que amamentam também estão incluídos na Campanha.

O indicado é que os cães sejam conduzidos aos locais de vacinação por um adulto e estejam com coleira e focinheira, no caso dos ferozes. Já os gatos, o ideal é que sejam levados em caixas de transporte. Dessa forma, será possível garantir a segurança de todos, além de evitar fugas, brigas e acidentes.

Confira os pontos da vacinação:
– Centro de Especialidades Engenheiro Pedreira – antiga UMEP (Av. Tancredo Neves, S/N, Mucajá)
– Escola Municipal Stª Terezinha (Rua Dos Aviadores, S/N, Stª Terezinha)
– Igreja Católica Stª Terezinha (Estrada Do Daniel, S/N, Stª Terezinha)
– UBS Guandu (Rua Eclipse, 127, Guandu)
– Polo de Saúde do Marabá (Av. Flexeiras, 100, Cosme e Damião)
– Escola Municipal Dario Lins (Rua Indígena, S/N, Cosme e Damião)
– UBS Vila Central (Rua Clair Antunes, S/N, Vila Central)
– Associação Rural Marajoara (Av. Tancredo Neves, S/N, Marajoara)
– Câmara dos Vereadores (Rua Francisco Antônio Russo, 79, Engenheiro Pedreira)
– Escola Municipal Etiene (Est. Ver. Francisco Costa Filho, S/N, São Jorge)
– Escola Municipal Vila Conceição (Rua Crisólito, 11, Eucaliptos)