Japeri recebe “Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, nesta quinta-feira (15)

420 alunos  da Rede Municipal de Ensino da cidade vão participar do Projeto itinerante, que percorrerá quatro cidades da Região Metropolitana no mês de setembro

A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega nesta quinta-feira (15) a Japeri. Com uma proposta única, tecnológica e interativa, o projeto gratuito é aberto para toda a população, além de atender a 420 alunos da Rede Municipal de Ensino e 14 unidades escolares, que terão até o dia 18 para apreciarem a mostra, que acontecerá na Praça Leni Ferreira, no Centro.

Com a parceria entre a Secretaria Municipal de Ensino e a Águas do Rio, os estudantes poderão desfrutar da exposição “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”. A mostra levará os visitantes a viajarem pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual.

As atividades acontecem em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, proporcionando uma experiência totalmente interativa.

Mostra de Cinema

Os alunos e a comunidade em geral também poderão assistir no sábado e domingo, a partir das 18h30, os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é feita pelo ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cada uma das 14 escolas está levando 30 alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental para visitarem a Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”. “Para eles será uma experiência única. Nossos alunos vivem uma realidade que não os permite vivenciar ações culturais como essa. Somos gratos por poder receber este presente para eles”, disse a secretaria.

Tech-Truck
Em Japeri, o Tech-Truck ficará estacionado na praça Leni Ferreira, até o dia 18 de setembro. O projeto, que começou no dia 1 de setembro, já passou pelas cidades de Belford Roxo e Queimados, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A última parada desta edição acontece de 22 a 25 de setembro na Praça Estação Cidadania Águas do Guandu (Jardim Paraíso), em Nova Iguaçu.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, e do Instituto AEGEA.

São quatro dias em cada cidade. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 14h às 18h. Nestes dias, complementando o conteúdo da exposição, às 18h30 será realizada a exibição de curtas metragens ambientais, na “mostra de cinema ao ar livre”

“A primeira edição do projeto percorreu a Região dos Lagos em novembro do ano passado e foi sucesso de público, com mais de 15 mil pessoas visitando a exposição. Nosso objetivo é, além de proporcionar uma experiência tecnológica e interativa, despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora”, conta Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.