Escolas do município realizam roda de conversa sobre prevenção ao suicídio

Iniciativa relembra a temática do “Setembro Amarelo”

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) feito em 2019, o suicídio é segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos, perdendo apenas para acidentes nas estradas. Por conta disto a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio dos Programas Saúde na Escola e Saúde Mental iniciou, nesta terça-feira (13), a campanha “Está tudo bem em pedir ajuda” na Rede Municipal de Japeri. O projeto desenvolve rodas de conversas acerca do tema.

Foto Divulgação

O mês de setembro, que foi escolhido para reforçar o assunto, terá ações que vão mostrar a importância do acolhimento, de prestar atenção aos sinais de alerta e das iniciativas de valorização da vida.

A Escola Municipal Tânia Mara foi a primeira a receber a palestra na parte da manhã e tarde, com a psicóloga Fernanda Ceciliano, que pertence ao Programa de Saúde Mental. Ela é a responsável técnica do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), do Centro De Atenção Psicossocial (CAPS) e da Residência Terapêutica. Teve também a participação da orientadora pedagógica da unidade, Lucia Santana.

Os alunos do sexto ao nono ano foram receptivos, ouvindo atentamente às explicações da profissional e interagiram de forma positiva com a palestrante. Após a roda de conversa eles solicitaram um bate-papo individual com a psicóloga para pedir orientações e ajuda.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental de Japeri, Thatyane Maia, o Programa disponibilizou um e-mail para solicitação de ajuda e um panfleto informativo. “Estamos recebendo um retorno incrível dos alunos. Ao final da palestra eles fizeram fila para conversar individualmente com a psicóloga. Vamos continuar o projeto por outras escolas”, informa a coordenadora.