Saúde de Japeri instala Ouvidoria Itinerante nas unidades de saúde

Objetivo é aproximar, ampliar a comunicação e receber as demandas da população japeriense. Atendimento é realizado presencialmente, por telefone ou e-mail

Pensando em ampliar o acesso da população ao governo, modernizar a comunicação e atender as demandas dos cidadãos, a Prefeitura de Japeri instalou as urnas da Ouvidoria Itinerante. O projeto recebe diariamente sugestões, críticas e elogios sobre os equipamentos de saúde presencialmente em todas as unidades de saúde do município, por telefone ou e-mail.

O novo canal de atendimento itinerante já está disponível na Academia da Saúde, Centro Municipal de Especialidades Japeri (Japeri Centro), Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), Casa da Mulher e nas Unidade de Saúde da Família de Chacrinha, Vila Central, Alecrim, Guandu e outros.

O serviço funciona das 8h às 17h em todos os locais, exceto na Policlínica Itália Franco (PIF), no qual fica acessível 24h. Caso o munícipe prefira, o suporte também pode ser feito por ligação pelo número (21) 98071-1911, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail ouvidoriajaperi@gmail.com.

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, destaca que a iniciativa é uma busca de modernizar o serviço público e melhorar o atendimento. “Os japerienses têm voz e nós queremos ouvir o que eles têm a dizer. Nesse sentido, o canal é uma ferramenta importante para garantir a qualidade da comunicação e do serviço oferecido. Estamos em busca de solucionar os conflitos e escutar as reivindicações da população”, informa.

A gestora continua dizendo que as urnas têm papel de facilitadoras da comunicação. Para ela, muitas pessoas têm dificuldades de achar solução para suas questões e a Ouvidoria contribui justamente como um porta-voz para a aproximação do povo com a administração pública municipal. “Vale ressaltar que todas manifestações serão registradas para que possamos aperfeiçoar o trabalho que está sendo realizado”, indica a secretária.

Para a diretora de Ouvidoria, Janete Santos do Nascimento, a demanda da Ouvidoria Itinerante é uma demanda antiga da população. “As pessoas têm a necessidade de interagir e se expressar. Estamos prontos para receber todas as manifestações. A Ouvidoria é uma aliada dos japerienses na construção de uma gestão mais eficiente”, diz.