CME de Japeri inscreve interessados em participar das eleições, nesta sexta-feira (9)

Poderão se candidatar às vagas mantenedoras e movimentos comunitários legalmente constituídos no Município de Japeri

O Conselho Municipal de Educaçãode Japeri (CME) inscreve até o dia 9 de setembro, as Entidades Mantenedoras eMovimentos Comunitários interessados em  participar da eleição dos cargos vagos deste segmento. A eleição para a gestão 2022 a 2024 acontecerá no dia22 de setembro, às 10h30, na Sala de Conselhos, na Rua Rosária Loureiro, 218,loja, centro de Japeri.

Por ser considerada de interesse público relevante, a função de conselheiro não é remunerada. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial, no dia 2 de setembro, a votação é aberta e coordenada pela Secretária de Educação e presidente do CME, Caroline Ontiveros. Os candidatos votarão entre seus pares, com registro em ata. Para cada membro efetivo haverá uma listagem de suplência em ordem decrescente, para o caso de vacância do cargo.

Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e no ato da inscrição, no formulário, devem informar o CPF e a identidade. Poderão concorrer apenas dois candidatos de cada Entidade Mantenedora ou Movimentos Comunitários. Eles deverão apresentar Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) que esteja ativo.

Em caso de empate, a decisão será tomada pela comissão eleitoral com os seguintes critérios: instituição que seja diretamente ligada ao processo de ensino e aprendizagem e instituição mais antiga do município.

A Presidente do CME, Caroline, considera importante a participação das Entidades Mantenedoras que exercem atividade educacional na cidade. “O objetivo é dar voz a eles, para que sejam participativos nas decisões do CME”, ressalta a secretária.

05/09 a 09/09 – Inscrição online e entrega de documentos

15/09, às 10h – Entrega de resultados da homologação na Sala de Conselhos Municipais

22/09, às 10h30 – Fórum de Eleição na Sala de Conselhos Municipais.

As inscrições para candidatos e votantes serão realizadas pelo formulário disponibilizado no link. Mais informações pelo Diário Oficial.