Obras na Estrada Rio D’Ouro beneficiará cerca de 10 mil moradores

As obras compõem o Sistema Viário Rural do Município de Japeri

Agricultores de Japeri já podem sonhar com um melhor abastecimento de alimentos para a população. Pois o sonho de tornar Japeri um dos municípios com maior exportação está cada vez mais próximo. Para que isso aconteça, a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca iniciou na última segunda-feira (29), as obras de manutenção da Estrada Rio D’Ouro.

Foto: Júlia Cavalieri

A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de melhorar o escoamento da produção agrícola, facilitar as vias de acesso para os trabalhadores rurais, entre outros benefícios.

O trecho total corresponde a 5,5km dos 50 km inicialmente previstos. Serão feitas em duas etapas. A primeira entre o Arco Metropolitano ao bairro Rio D’Ouro e a segunda, entre o Arco Metropolitano e o Rio Quebra Coco. A estrada é uma das mais importantes da região, uma vez que liga o município de Japeri a Queimados.

Também foi vistoriada a Estrada Mato Alto, contemplada no programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício da Silva, as estradas precisavam de uma atenção maior, pois os agricultores sofrem há muito tempo com as condições precárias das vias. “Japeri será um dos municípios com maior exportação de alimentos. Vamos abastecer as nossas escolas com a nossa agricultura. Para que isto aconteça, o primeiro passo já está sendo dado, a devida manutenção das estradas”, concluiu o secretário.

As empreitadas realizadas pela Prefeitura já começaram a mudar a vida dos trabalhadores rurais. É o caso do agricultor e presidente da associação de produtores, Cleusson Vieira (CIN). Ele conta que antes das novas reformas tinha muita dificuldade em levar 30 caixas de aipim para o centro de Engenheiro Pedreira. “Era muito difícil levar comida para as casas das pessoas. Minha produção vem aumentando depois das obras, definitivamente a área rural precisava dessa alavancada. Agradeço a Prefeita Dra. Fernanda por lembrar da nossa classe”, desabafou o agricultor.