Escola de Japeri terá intercâmbio cultural com Argentina

Estudantes terão aulas de espanhol e os professores receberão material didático

A Secretária Municipal de Educação de Japeri, Caroline Ontiveros, acompanhou a visita do Cônsul Geral Adjunto da Argentina, Maximiliano Alaniz, à Escola Estadual Armando Dias, no bairro Nova Belém. A escola de horário integral é a primeira da cidade a fazer parte do Escolas Interculturais, com formação continuada para os professores com oferta de material didático e eventos culturais.

A nova modalidade de ensino terá início no próximo ano letivo, em 2023, e os alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Japeri serão estimulados a se matricularem no Armando Dias, ao acessarem o Matrícula Fácil.

“Assim que começarem as matrículas vamos orientar nossos alunos para terem a Armando Dias como primeira opção. Será uma chance maravilhosa para nossos estudantes aprenderem uma língua nova”, comemora Caroline.

A Diretora da unidade escolar, Nilza da Silva Melo, está entusiasmada com a novidade. Ela conta que a escola oferece ensino integral com foco em empreendedorismo e que o intercâmbio cultural irá somar as ações já desenvolvidas.

De acordo com a Superintendente de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), Roberta Silva Piñon, o intercâmbio está dentro da nova Matriz Curricular. Ela conta que serão duas turmas de primeiro ano e que terão acrescidas no currículo a língua espanhola nos três anos de escolaridade.

Já o Cônsul Maximiliano falou que o estreitamento da cultura Argentina com o Brasil é motivo de celebração. “Já temos escolas que levam o nome da Argentina e estamos bem perto. Os estudantes poderão conhecer mais da nossa cultura e este intercâmbio fará com que os dois povos se conheçam mais”, enfatizou.