Combate ao fumo: Prefeitura de Japeri realiza ação educativa com trabalhadores

Evento teve por objetivo sensibilizar e mobilizar para os danos da prática na vida dos trabalhadores e os problemas de saúde decorrentes do tabagismo

Quem sofre com o vício do cigarro e quer se livrar deste mal, pode encontrar apoio no Programa de Tabagismo oferecido no Centro de Especialidades Médicas de Engenheiro Pedreira (antiga UMEP). A informação foi passada durante encontro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado nesta segunda-feira, 29 de agosto. A data tem por objetivo reforçar os danos do tabaco na vida das pessoas e os problemas de saúde decorrentes da prática.

Também foi abordado o tema das finanças, no qual foi discutido as formas de economizar dinheiro deixando de fumar ou reduzindo a quantidade de cigarros fumados por dia, já que em média um maço de cigarro custa de R$5 a R$10. Em um determinado momento, ex-fumantes contaram suas histórias de superação e enfatizaram como o cigarro faz mal à saúde. O evento foi uma parceria entre os programas do Tabagismo e Saúde do Trabalhador.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, no Brasil há mais de 160 mil mortes por ano atribuídas ao tabaco. A dependência física à nicotina causa cerca de 50 doenças diferentes, como doenças respiratórias, enfisema pulmonar, câncer, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e outras. Nesse sentido, o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.

Estímulos para fumar

No ambiente de trabalho também podem existir estímulos estressores, como relações interpessoais inadequadas, pressão e riscos à saúde. É o que diz o diretor do programa Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Japeri, José Carlos Cruz. “O trabalho pode ser um fator causador do tabagismo. Na maioria das vezes, funciona como um agente agravante. A pessoa que já fuma, passa a fumar mais devido a problemas no trabalho”, completa.

Para a diretora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo e enfermeira, Ana Paula Almeida, a decisão de parar de fumar é determinante para largar o vício. “É um grande desafio. É preciso ter muita força de vontade para seguir com a escolha. É toda uma transformação de vida que vale muito a pena. No Programa de Tabagismo auxiliamos e acolhemos a todos os interessados”, diz.

As inscrições para quem quer parar de fumar são realizadas no Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. É necessário apresentar o cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento é realizado com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social e enfermeira.