II Mostra de Dança de Japeri lota quadra de Citrópolis

Companhias e dançarinos individuais proporcionaram uma tarde repleta de arte e cultura para quem esteve presente

Artistas, pais, responsáveis e apreciadores de arte compareceram em peso para prestigiar a II Mostra de Dança de Japeri. O evento, que foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Setorial de Dança da cidade, aconteceu neste sábado (27), na Quadra Poliesportiva do bairro Citrópolis, em Engenheiro Pedreira.

Centenas de pessoas acompanharam, atentamente, as nove companhias e os dois artistas solos que se apresentaram em 34 coreografias. Todos os participantes são japerienses e já representaram o município em festivais de dança, dentro e fora do país.

É o caso da MoviDança. A Cia não só foi a primeira a se apresentar no palco do evento de sábado, como também foi escola de dança pioneira em Japeri. Inclusive já brilhou em festivais renomados como: Festival de Dança de Joinville e o festival internacional All Dance, em Orlando, na Flórida.

Segundo o coreógrafo, Everson Dy, o tema da apresentação na Mostra foi inspirado no que presenciaram em uma viagem que fizeram à Joinville. 11 meninas apresentaram a coreografia “Abandonadas”, que reflete a história de crianças que vivem nas ruas das grandes cidades.

Para Everson é um imenso prazer participar de mais um ano da Mostra. “Estamos muito felizes em representar nossa arte aqui onde nascemos. Podemos rodar o país dançando, mas viver momentos assim em nosso município é bem mais especial”, confessou.

As apresentações abordaram vários temas como: desmatamento, desigualdade social, rejeição, circo, entre outros. Ficou difícil para o público escolher qual foi a mais encantadora.

Foi o caso de Adriano Pitanga, 57 anos, que ficou emocionado ao assistir sua sobrinha, Rebeca Pitanga, 04 anos, da Cia Jessica Azevedo. “Fiquei encantado ao vê-la de bailarina. Fico feliz pela Prefeitura proporcionar momentos como este que antes não tinham no bairro. Queria que todo fim de semana fosse assim”, contou o tio.

Mas a emoção não atingiu só quem assistia. Os artistas também ficaram com frio na barriga. Emanuele Mariano, 14 anos, da Cia MoviDança, disse que amou a oportunidade de dançar para amigos, familiares e vizinhos. “Que experiência incrível! Espero que cada vez mais possam valorizar os dançarinos daqui e incentivar o nosso trabalho. O município tem muito talento e eu sou um deles” afirmou a bailarina.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a batalha de improviso. As inscrições aconteceram na hora e o prêmio era o valor de R $100,00. A música foi escolhida pela produção na hora. Os voluntários duelaram entre si. Quem conquistou a vitória foi a Anallu Ramos, que estava na plateia.

Também teve barracas de comida e bebida e sorteio de brindes. Os representantes da economia solidária apresentaram artesanatos feitos pelos moradores. O encerramento da tarde ficou por conta do grupo de capoeira Nativos, do Mestre Sucuri.

Segundo o secretário de cultura, Jorge Braga Jr., é sempre um desafio proporcionar este evento para a população, mas também é uma grande satisfação. “Estamos trabalhando para melhorar os eventos culturais da cidade e trazer mais visibilidade aos nossos artistas locais”, expressou o secretário.

Se apresentaram na Mostra, respectivamente: Cia Movidança, Escola de Dança Danielle Fernandes, Instituto Superar, Studio Julyanna Amorim, Espaço Moviment’Art, Jessica Azevedo Cia de Dança, Gleison Andrade, Grupo Souto’S, Estação 53, Projeto Além do olhar e Fabrício Beyoncé.