Ciclovia do Golfe terá academia para idosos e espaço para caminhadas

Enfrentando os perigos do trânsito,  os ciclistas dividem espaço com veículos de todos os portes, como carro de passeios e ônibus

Andar pela rua enfrentando os perigos dos carros é uma rotina para quem precisa passar pela Estrada Santa Inês, em Engenheiro Pedreira. Para resolver esta situação, a Prefeitura Municipal de Japeri está construindo a Ciclovia do Golfe, um equipamento público que reunirá no mesmo lugar uma academia para idosos, praças com área de convívio, calçada para circulação de pedestres e para caminhadas.

O investimento com recursos próprios é de R$ 2 milhões, numa área de 852 metros quadrados. Quem olha a atual fase da obra, não imagina o quanto ficará acessível e bonita. A obra é mais uma ação do Programa Japeri Mais, que aumentará de 30% para 70% o número de ruas asfaltadas na cidade, com aporte financeiro de mais de R$100 milhões em recursos próprios.

“Nós estamos investindo pesado para dar dignidade anossa população. Hoje as pessoas andam pela rua disputando espaço com os carros, o que representa risco de acidentes e atropelamentos”, disse a prefeita Drª Fernanda Ontiveros, a ciclovia vai marcar

De acordo com a arquiteta da Secretaria Municipal do Urbanismo e Habitação, Thais Ketelen Domingos Pereira, os usuários podem esperar um espaço aprazível e de muita utilidade para todas as idades. Já que o espaço contará com academia popular com aparelhos para idosos e equipamentos para adultos, como barras e pranchas entre outros.

Espaço de convívio

Tais  conta ainda que o espaço da praça terá área de convívio com mesas de xadrez e bancos, dando aos moradores um local de lazer para as famílias. O projeto, assinado pela arquiteta, conta com oito rampas de acessibilidade e piso podotátil direcional- que tem a função de guiar as pessoas através de uma linha contínua, orientando o trajeto correto e mais prático para as pessoas com necessidade especial.

Estar ao lado do Golfe já dará ao usuário uma sensação de leveza. Tudo pensado, segundo a arquiteta. “A ciclovia além das rampas de acessibilidade contará com lixeiras ao logo de todo o trajeto, onde em volta poderão apreciar várias espécies de árvores e ipês rosas, além da iluminação que ajudará a mostrar a beleza do local.

Para o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Francisco Nacélio, o uso do campo do Golfe, durante a obra, para jogar bolas e soltar pipas demonstra o quanto a população do entorno espera por uma área de lazer. “Observamos a população usando o espaço quando precisamos remover a cerca do campo de golfe. Temos certeza de que todos aproveitarão a ciclovia.

Fotos: Lucas Alexandre