PIF de Japeri realiza roda de conversa sobre amamentação

Direcionada a gestantes, puérperas e lactantes, a palestra teve foco em informar sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios para mãe e bebê

O aleitamento materno apresenta uma série de benefícios para a mãe e o bebê. Esse foi o assunto da roda de conversa realizada na nesta quarta-feira (17), na Policlínica Itália Franco (PIF), em Japeri, como parte da campanha Agosto Dourado. O evento foi direcionado a gestantes, puérperas e lactantes do município.

A roda de conversa foi conduzida pela subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares da Silva, que falou sobre a importância nutricional da amamentação, ergonomia, alimentação da mãe que amamenta, tipos de leite e saúde mental. Além disso, os participantes também puderam tirar dúvidas sobre o tema.

Fotos: Lucas Alexandre

Segundo Tatiana, amamentar pode reduzir o risco de inúmeras doenças para a mãe e o bebê. Para a mulher, alguns dos benefícios são: diminuição do sangramento no pós-parto; auxílio na eliminação do peso adquirido na gravidez; e redução das chances de desenvolvimento de anemia, câncer de mama, no ovário e endométrio, diabetes e infarto.

Para a criança, vale ressaltar que diversas doenças e comorbidades podem ser prevenidas por meio da amamentação. Como, por exemplo, o fortalecimento e bom desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico, da arcada dentária, redução da mortalidade neonatal, entre outros benefícios.

“Crianças amamentadas são melhores nutridas e ficam menos doentes. Mas, além das questões de saúde, o aleitamento materno também fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Quando a mãe coloca o bebê em seu colo e faz carinho nele, está criando laços que possibilitam o desenvolvimento físico, motor e psíquico da criança. É um ato que faz bem para a alma, para o corpo e para o coração”, finaliza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*