Semades promove ação com estudantes sobre queimadas e qualidade do ar

Evento foi realizado em alusão ao Dia Interamericano de Qualidade do Ar, comemorado nesta sexta-feira (12)

Estudantes da rede pública municipal de ensino participaram de um encontro sobre as queimadas e a qualidade do ar, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em alusão ao Dia Interamericano de Qualidade do Ar, comemorado nesta sexta-feira (12).

Ao todo, 14 alunos da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola compareceram ao evento, onde aprenderam condutas que podem ser adotadas para contribuir com a melhoria da qualidade do ar e a prevenção de queimadas. A iniciativa visa estimular o debate, divulgar e alertar a população sobre este tipo de poluição e seus efeitos na saúde pública.

Atividade prática inclui e conscientiza os alunos

Durante o encontro, os estudantes também participaram de uma atividade prática com o fogo. A gerente de projetos ambientais e coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, Linda Dias, apresentou os equipamentos utilizados como abafador, bomba costal, pá dobrável e outros, além de atear fogo em matéria morta (capim gordura seco) para mostrar como lidar e apagar as chamas.

A parte prática, inclusive, foi a preferida da aluna Millena Hilário Prudêncio Assis, de 14 anos, estudante do 8º ano. “Aprendi a usar o abafador e a bomba costal. Foi muito divertido, mas também me fez pensar nas coisas que eu fazia e em como é difícil para as pessoas que combatem o fogo. O equipamento é muito pesado. Vou contar para todo mundo o que aprendi hoje”, diz.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, as queimadas têm consequências graves para a sociedade e é preciso conscientizar a população. “Elas geram fuligem das cinzas que não apenas sujam nossas casas, como também afetam nossa respiração e causam doenças respiratórias como rinite, sinusite e bronquite. Também causam o aumento da temperatura global e emissão de gases estufa, contribuindo para um mundo cada vez mais quente. Por isso, precisamos falar mais sobre isso”, conta.

A gestora informa que é necessário levar educação ambiental às pessoas para conscientizar sobre a contaminação atmosférica e seus resultados. Ela também diz ser preciso diminuir os impactos das ações do homem no Meio Ambiente porque os efeitos da má qualidade do ar afetam diretamente a saúde da população, e ainda enfatiza a importância de conscientizar as crianças, jovens e adultos para que se possa desfrutar de um ar limpo, que é um dos direitos humanos mais básicos.

O que são as queimadas

As queimadas podem ser de dois tipos: natural (causadas pelo próprio meio ambiente) e humano. Na natureza, acontecem geralmente devido à queda de raios em madeira seca ou por outros materiais combustíveis. Quando realizadas pelo homem, podem ocorrer em áreas de florestas ou de pastagens, e para diversas finalidades, como limpeza da vegetação ou preparo do solo para a agricultura e pecuária.

Acidentais ou intencionais, ambas são muito prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade. Principalmente na época da seca, quando a umidade está baixa, o capim pega fogo com mais facilidade e se torna difícil de controlar.