Programa Ambiente Jovem é inaugurado em Japeri

Nesta sexta-feira (12), o Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê recebeu autoridades e alunos para a aula inaugural

Chegou o dia da inauguração do maior programa de Educação Ambiental do país em Japeri: o Ambiente Jovem, que foi lançado no município reunindo autoridades, alunos e seus familiares, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, na tarde desta sexta-feira (12).

O programa já acolhe 50 jovens japerienses de 16 a 24 anos que desejam se tornar agentes multiplicadores ambientais. Chega ao município por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Japeri e o Governo do Estado, por meio das secretarias do Meio Ambiente do Estado e do município.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a inauguração do Ambiente Jovem é resultado de muito trabalho e parceria. “Fico grata à minha prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, pela confiança e oportunidade de estreitar laços com o Estado para trazer esse programa para Japeri. É lindo ver a participação desses jovens motivados e sedentos por transformar a realidade do nosso município. É algo que gera esperança de um futuro mais sustentável”, informa.

Mãe e tia de três alunas do Ambiente Jovem, a moradora do bairro Citrópolis desde que nasceu – há 50 anos, Luciana Pimentel, conta que o programa é uma oportunidade para qualificar os jovens japerienses. “Infelizmente a gente mora num município que ainda é dormitório, mas que está crescendo e se desenvolvendo muito rápido. A minha expectativa é que eles sejam qualificados e abraçados para que não exista chance de irem para o caminho das drogas e da violência. Se queremos que as mães não chorem no futuro, projetos como esse são essenciais”, relata.

Fotos: Lucas Alexandre

O evento contou com a presença de autoridades políticas e representantes de entidades do setor. Estiveram na solenidade a secretária Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andreia Loureiro; a Secretária Municipal Executiva de Projetos, Andreia Brito; o Secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Júnior; o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Henrique de Barros; o Secretário municipal de Segurança e Ordem Urbana, Jorge Dantas; o Secretário Municipal de Assuntos Institucionais, Renilton Brandão; o Procurador Geral, Dr° Willians Ferrari; dos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Carlos Evandro; dos artesãos do Fórum de Economia Solidária; e das empresas Águas do Rio e Higimarcas – Higiene Pessoal, que são parceiras e já abriram as suas portas aos alunos do programa.

Mais informações sobre o Ambiente Jovem

Os participantes receberão capacitação por meio de aulas, oficinas e projetos educacionais voltados à proteção e cuidados com o Meio Ambiente. De acordo com o cronograma de estudos, serão aplicadas aulas teóricas e oficinas de intervenção local – onde os jovens irão identificar e buscar alternativas para os problemas ambientais do município.

Na aula inaugural, os alunos receberam um kit com blusa, boné, copo reciclável e outros itens que serão úteis aos jovens nesta nova etapa de estudos. Além disso, a iniciativa oferece uma bolsa-auxílio de R$200 mensais aos alunos em situação de vulnerabilidade social.