Prefeitura Municipal de Japeri lança Semana da Agricultura Familiar

Estabelecer a Festa da Mandioca como patrimônio cultural foi um dos assuntos abordados na reunião

Na tarde desta sexta-feira (12) a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca lançou três projetos que vão valorizar a produção de alimentos da cidade: O Programa de Mecanização Agrícola, o Plano Viário Rural e o termo de Cooperação Técnica com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de (ITERJ). Todos os importantes para os produtores rurais da região, que têm na mandioca sua principal cultura.

Foto: Lucas Alexandre

O evento faz parte das atividades da Semana de Agricultura Familiar e aconteceu na sede da Fazenda Normandia, na Estrada da Jaqueira, lote 15, Santa Inês. Para entender a importância dos temas apresentados, o Plano de Sistema Viário Rural, por exemplo, vai melhorar a acessibilidade e mobilidade das vias rurais, por onde são escoadas as mercadorias produzidas na região.

Outra importante ação foi a assinatura do Termos de Cooperação Técnica entre o Município e o ITERJ, que vai culminar na regularização fundiária dos agricultores, o que lhes darão o direito de trabalharem na terra. Representando a instituição, Thays Rodrigues, expressou a satisfação em participar da iniciativa de fazer a regularização das áreas urbanas e o recadastramento das áreas rurais da cidade.

Já o Programa de Mecanização Agrícola consiste em uma parceria entre o poder público municipal e os produtores. Neste caso, a Prefeitura entra com subsídio de 40% no financiamento do preparo da terra.

José Maurício, ressalta que a Secretaria de Agricultura e Pesca fica à disposição para oferecer o programa a todos os moradores que se integrem no perfil da agricultura familiar. “Temos produtos que abastecem uma região inteira. Não poderíamos deixar de valorizar os que contribuem diariamente com o alimento que chega até a nossa mesa.”, concluiu o secretário.