CEAM promove caminhada em Conscientização ao combate à violência doméstica

Na ocasião, foram distribuídos folhetos com orientações sobre os serviços oferecidos

Uma equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM Japeri saiu às ruas nesta quarta-feira (10) para divulgar os serviços oferecidos às moradoras que vivem em situação de vulnerabilidade. Dados de 2019 da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio apontam o município como o segundo maior índice de violência doméstica.

Representante do CEAM Regiane em conversa com moradora (Foto: Lucas Alexandre)

Nas ruas próximas à sede da instituição, que fica em um prédio anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, na Av. São João Evangelista, s/n – Centro de Engenheiro Pedreira, foram distribuídos materiais explicativos. O atendimento pode ser presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelos canais: ceam.japeri@gmail.com (e-mail) e (21) 97702-1487 (telefone).

Durante a caminhada, a psicóloga e coordenadora do CEAM Regiane Ribeiro, a assistente social Thaís Alves e a advogada Monique Pires explicaram sobre as medidas que podem ser tomadas em casos de agressão verbal e física, assédio, entre outros. A ideia é divulgar o trabalho também nas escolas e nos projetos sociais para que as informações alcancem o maior número de famílias.

A psicóloga Regiane citou: “Muitas mulheres não sabem como dar o primeiro passo para fugir da violência. Não têm apoio dos familiares e amigos. Na maioria dos casos são dependentes financeiramente e emocionalmente do agressor”.

Na tentativa de tirar o muncipio do alto índice, o CEAM funciona como um espaço de acolhimento. Lá a vítima pode ser ouvida, entendida e orientada por uma rede de proteção composta por psicólogos, educadores, assistentes sociais e advogados. As usuárias recebem encaminhamento para saúde, educação, delegacia especializada e para o CRAS, além de outros auxílios.

Texto: Josy Souza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*