CEAM promove caminhada em Conscientização ao combate à violência doméstica

Na ocasião, foram distribuídos folhetos com orientações sobre os serviços oferecidos

Uma equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM- Japeri- saiu às ruas nesta quarta-feira (10) para divulgar os serviços oferecidos à quem vive em situação de violência doméstica. Dados de 2019, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio, apontam o município entre as cidades com maiores índices de violência doméstica, ocupando o segundo lugar no Estado.

Foto: Lucas Alexandre

Nas ruas próximas à sede da instituição, que fica em um prédio anexo à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, na Av. São João Evangelista, s/n – Centro de Engenheiro Pedreira, foram distribuídos materiais explicativos para a população.

O atendimento pode ser presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, por e-mail ceam.japeri@gmail.com ou pelo telefone 97702-1487.

Durante a caminhada, a psicóloga e coordenadora do CEAM, Regiane Ribeiro, a assistente social Thaís Alves e a advogada Monique Pires explicaram as medidas que podem ser tomadas nos casos de agressão verbal e física, assédio, entre outros casos. A ideia é divulgar o trabalho também nas escolas e nos projetos sociais para que as informações alcancem todas as vítimas.

“Muitas mulheres não sabem como dar o primeiro passo para fugir da violência. Não têm apoio dos familiares e amigos. Na maioria dos casos são dependentes financeiramente e emocionalmente do agressor”, contou Regiane.

Por conta disto, o CEAM funciona como um espaço de acolhimento onde a vítima pode ser ouvida, entendida e orientada por uma rede de proteção composta por psicólogos, educadores, assistentes sociais e advogados. No local, elas recebem encaminhamento para saúde, educação, delegacia especializada e para o CRAS, além de outros auxílios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*