Prefeitura de Japeri realiza pagamento dos agentes comunitários de saúde

Segundo os sindicatos que representam a categoria, Japeri foi a primeira, na Região Metropolitana do Rio, a se sensibilizar a pagar a classe representada por 160 trabalhadores

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de Japeri comemoraram o pagamento, em folha suplementar, nesta quarta-feira (10), do reajuste proposto por meio da Emenda Constitucional 120-, promulgada pelo Congresso Nacional e que trata da valorização salarial da categoria. A Prefeitura de Japeri, segundo os sindicatos que representam a categoria, foi a primeira, na Região Metropolitana do Rio, a se sensibilizar a pagar a classe representada por 160 trabalhadores.

A notícia do pagamento em conta contagiou os agentes, que no momento estavam reunidos com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, que os recebeu para reafirmar o compromisso de pagar o reajuste retroativo dos meses de maio, junho e julho. Ao todo, foram utilizados R$641.880, repassados pelo Fundo Nacional da Saúde.

“Este é um direito do trabalhador. A prefeita após conversar com o Rafael, que é um agente comunitário de Saúde, nos orientou a resolver. Não é fácil fazer folha suplementar, mas buscamos a solução e estamos sempre abertos ao diálogo. Quando eu não puder atender, temos uma equipe alinhada para ouvir”, disse a secretária.

O pagamento em folha suplementar foi comemorado, tendo em vista menor incidência de encargos sociais.

“Agradecemos a sensibilidade da prefeita e da secretária de saúde terem nos atendido em três dias, após conversa em que explicamos nossa necessidade”, contou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Combate a Endemias e Saúde Preventiva no Estado do Rio de Janeiro- Sintsaúde, Sebastião Berriel.

Outra boa notícia para os trabalhadores é que no próximo dia 23, será realizado pregão para a compra de uniforme completo, com bolsa, capa, colete, blusa e outros itens. Também serão adquiridos uniformes para os profissionais do SAMU.

Presente de aniversário

Para Jussara Paula Sutério de Souza, agente comunitária de saúde com atuação no bairro de Marabá, o depósito do salário extra representa seu presente de aniversário comemorado hoje. “Estou muito feliz. O dinheiro chegou no momento certo”, comemorou.

Agente de saúde há quatro anos, Antônia Ascendino Ferreira também era só sorrisos. “O pagamento feito pela prefeitura de Japeri representa uma grande vitória, assim como saber que teremos uniformes novos”, contou a ACS do bairro Nova Belém.