Japeri começa campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Campanha envolve a atualização da caderneta com 15 vacinas e segue até 9 de setembro

A Prefeitura Municipal de Japeri começou, nesta segunda-feira (8), a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de zero a 14 anos. O objetivo é atualizar a caderneta do público com 15 vacinas até 9 de setembro. Também será realizada a vacinação contra poliomielite para crianças de um a quatro anos – que devem tomar uma dose oral extra do imunizante mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

Os imunizantes incluídos na campanha são: BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, DTP, Tríplice Viral, Pentavalente, Pneumocócica 10-Valente, Poliomielite (Vip e Vop), HPV Quadrivalente, Rotavírus, Influenza, Meningocócica C (conjugada), Meningocócica Acwy (conjugada) e Covid-19. As vacinas compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

As vacinas são aplicadas em todas as unidades de saúde do município, além do Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e Centro Municipal de Especialidades Japeri (antiga Japeri Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Confira o endereço das unidades de saúde no site da Prefeitura. É necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal.

No caso específico da Covid-19, a imunização contra a doença está disponível apenas nas unidades de saúde de Santa Amélia, Vila Central, Chacrinha e Delamare, ou na Academia da Saúde e centros de especialidades.

A secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, destaca a importância da atualização da situação vacinal das crianças e adolescentes. “Precisamos proteger nossos pequenos. Com a atualização vacinal, conseguimos aumentar a proteção do público-alvo, além de conter o surgimento de surtos, hospitalização, sequelas e até mesmo óbitos relacionados às doenças. As vacinas estão disponíveis, são seguras e eficazes”, diz.

Uma das principais preocupações do Ministério da Saúde é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, além de recuperar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização.