Vigilância Sanitária de Japeri esclarece dúvidas e orienta população

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos profissionais para proteger a saúde e bem-e​​star da população

​Nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Para marcar a data, a coordenação realizou uma mobilização com o objetivo de orientar e esclarec​​er dúvidas da população e empreendedores de diversas áreas. O evento aconteceu no Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP). A Vigilância Sanitária (Visa) é responsável por proteger a saúde e bem-estar da população, além de prevenir doenças.

Para a subsecretária de Vigilância em Saúde, Priscila Barbosa, a Vigilância Sanitária tem papel fundamental para o controle de doenças. “Os profissionais são responsáveis por executar um conjunto de ações que eliminam, diminuem e previnem riscos à saúde da população. A Visa está presente no dia-a-dia dos moradores e atuam nas etapas e processos da produção, como em restaurantes, açougues, peixarias e afins. Muitas vezes é um trabalho invisível, mas que é essencial na promoção da saúde da população”, informa.

As principais áreas de atuação são: comercialização e produção de alimentos, clínicas médica, odontológica e veterinária, laboratório de análises clínicas, farmácias, salões de beleza, instituições de longa permanência para idosos, comunidades terapêuticas, presídios, fornecimento de água, saneantes e agrotóxicos, entre outros.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Talita Alves Menengat, conta que a equipe é capacitada e com competência para atuar no controle dos riscos sanitários de forma direta e indireta. “Temos a missão de prevenir, impedir ou eliminar alguma distorção sanitária no município. Atuamos tanto na produção como na circulação de bens de consumo e serviços que direta ou indiretamente estão relacionados à saúde”, diz.

Monitoramento e qualidade

A coordenadora Talita também reforça a importância do monitoramento do consumidor para garantir a qualidade dos produtos e serviços. “Nós realizamos as fiscalizações, mas os japerienses também podem denunciar irregularidades. Basta comparecer à Sede da Vigilância Sanitária ou enviar um e-mail para nossa equipe com uma foto, de forma escrita ou verbal. Se pode configurar surtos de doenças ou outras distorções sanitárias que possam apresentar riscos à saúde da população, iremos intervir”, conclui.

Faça a denúncia de toda e qualquer irregularidade encontrada. A Visa garante anonimato e respeito à privacidade.

E-mail: coordenacaovisajaperi@gmail.com

Endereço: Av. Tancredo Neves s/n – Mucajá – Centro Municipal de Especialidades (antiga UMEP)