Prefeitura de Japeri faz entrega de duas ambulâncias UTI móveis novas

Veículos são fruto de conquista da atual gestão, que uniu 77% do recurso próprio da prefeitura e 23% de recurso parlamentar

“Quem está doente, tem pressa em dobro”, essa foi uma das frases que marcaram o discurso da prefeita Drª Fernanda Ontiveros na entrega das duas novas ambulâncias UTI do município de Japeri. A gestora conta que mais de 77% do valor investido para a compra dos dois veículos foi de recursos próprios. Elas custaram R$749 mil, dos quais R$579 mil são de recursos de impostos, ou seja, de dinheiro da prefeitura.

Ambas ambulâncias terão como base a Policlínica Itália Franco (PIF) e facilitarão a remoção de moradores para atendimentos na própria unidade e em estabelecimentos de saúde em municípios vizinhos. Os veículos são equipados também para o transporte de pacientes obesos mórbidos, contendo maca de obeso, cadeira de rodas, respirador, desfibrilador, monitor e outros equipamentos que contém em uma UTI móvel completa.

A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (1), no Paço Municipal, localizado no bairro Santa Inês, e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, integrantes do legislativo e servidores municipais.

Segundo a prefeita Drª Fernanda Ontiveros, a entrega dos novos veículos médicos faz parte de uma série de melhorias que a gestão vem alcançando. “Esse presente é da população, essas ambulâncias são do povo da nossa cidade”, diz. E continua: “Sou médica pediatra e parte da minha vida passei nas ambulâncias transportando meus pacientes. Sei a importância da equipe de saúde no atendimento de quem mais precisa”.

Fotos: Lucas Alexandre

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, o valor de R$170 mil restante havia sido depositado no ano de 2018 por meio de uma emenda parlamentar para a aquisição de uma ambulância básica. O recurso não foi utilizado na época e hoje foi finalmente aplicado.

“Até o ano passado não havia processo de compra dos veículos. Levamos a demanda para a prefeita e ela prontamente disponibilizou recurso próprio da prefeitura para juntar com a emenda e realizar a compra da ambulância. Nós, inclusive, fomos mais ousados e conseguimos adquirir duas ambulâncias com a capacidade para transportar pacientes obesos mórbidos,” informa a secretária.

Mais saúde para a população

Entre as diversas melhorias da atual gestão, estão a contratação dos profissionais com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. À exemplo disso, na última sexta-feira (29), foi aberto o processo seletivo (06/2022) para a contratação de médicos para atuarem nas unidades de saúde do município.

São 50 vagas em 15 especialidades médicas com remuneração de R$8 mil a R$16 mil e carga horária de 20h às 40h semanais. As inscrições estarão abertas da próxima segunda-feira (8) ao dia 12 de agosto.