Japeri tem a terceira melhor cobertura vacinal contra sarampo

Município se destaca entre os locais da região metropolitana 1, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde por meio do Tabnet/Datasus

Na semana em que foi alcançada a marca de 16 mil doses aplicadas de vacinas contra a gripe, dados da plataforma de informações em saúde, o Tabnet/Datasus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, apontam que o município de Japeri alcançou a terceira melhor cobertura vacinal contra sarampo da região metropolitana 1.

Ambas conquistas apontam os esforços e estratégias da atual gestão em incentivar a população a receber imunização contra Covid-19, Influenza (gripe) e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Entre as medidas está a abertura do Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e do Centro Municipal de Especialidades Japeri (antiga Japeri Centro) para mutirões de vacinação aos fins de semana.

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, conta que atingir as metas foi o resultado do empenho em restabelecer a confiança dos japerienses na segurança e eficácia da imunização. “Melhorar o acesso às vacinas fez toda diferença no sucesso das campanhas. É extremamente importante que a população esteja imunizada e entenda que as vacinas são seguras, simples e fundamentais para proteger contra as doenças”, diz.

A gestora continua parabenizando os profissionais da saúde pelo sucesso alcançado. “Conquistar junto do município a terceira melhor cobertura de aplicação da vacina contra o sarampo é uma vitória em conjunto. Agora os esforços estão em reforçar as ações e aumentar cada vez mais a cobertura vacinal de Japeri”, finaliza.

Para a coordenadora de Imunização, Priscila Martins, os resultados obtidos indicam o progresso do município em completar a imunização de diversas doenças. “Isso é a garantia de que o trabalho está sendo realizado de forma eficaz. É mais um passo para que as doenças possam ser erradicadas e controladas no nosso município. Realizar a vacinação dentro do calendário definido pelo Ministério da Saúde foi fundamental para o sucesso da imunização”, completa.

Foto: Lucas Alexandre

A região metropolitana 1 é formada pelos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica.

Domingo da Vacinação

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove diversas ações que visam aumentar a adesão às vacinas. O Domingo da Vacinação contra a Covid-19, Influenza (gripe) e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) será realizado no próximo domingo (31), das 9h às 13h, no Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e no Centro Municipal de Especialidades Japeri (antiga Japeri Centro).

Agora, para atender a população de segunda a sexta-feira, todas as unidades de saúde e centros de especialidades estarão disponíveis para a vacinação contra o sarampo e gripe, das 9h às 16h. Já as vacinas contra a Covid-19, continuam sendo aplicadas nas seguintes unidades de saúde espalhadas pelo município: UBS Santa Amélia, Academia da Saúde de Engenheiro Pedreira, UBS Vila Central, UBS Chacrinha, UBS Delamare, Centro de Especialidades Japeri e Centro de Especialidades Engenheiro Pedreira.