Saúde do trabalhador: Japeri realiza ação de conscientização e prevenção a acidentes de trabalho

Evento ocorre em alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidente de Trabalho comemorado nesta quarta-feira (27)

Em alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidente de Trabalho, comemorado nesta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri promoveu uma ação de prevenção e conscientização, realizada no Centro de Especialidade Municipal Engenheiro Pedreira.

A população recebeu panfletos e orientações sobre os riscos no ambiente de trabalho. A data é um marco da luta por ambientes de trabalho seguros para que haja melhoria na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), apontam que em 2021 foram comunicados 571,8 mil acidentes e 153,3 mil concessões de benefício previdenciário ou auxílio-doença por acidentes associados ao trabalho no Brasil. As informações são um alerta às empresas e cidadãos sobre a importância de utilizar equipamentos de segurança e incentivar hábitos de trabalho mais seguros.

Segundo o diretor do programa Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Japeri, José Carlos Cruz, é preciso tomar as medidas necessárias para evitar os riscos. “É importante reforçar os cuidados com ações preventivas nas empresas. Independentemente do vínculo empregatício, é fundamental garantir a saúde do trabalhador em seu local de trabalho. A prevenção é a melhor forma de evitar os acidentes, e isso envolve preparo e treinamento”, diz.

Foto: Lucas Alexandre

O gestor aponta que o cotidiano do trabalho pode, por muitas vezes, representar diversos tipos de risco ao trabalhador. “Os acidentes são uma realidade que precisamos evitar. O trabalhador precisa estar atento para evitar atos que coloquem em risco sua saúde. Caso isso ocorra, estamos à disposição para atender, fiscalizar e intervir com as medidas necessárias”, completa.

Ele lembra que acidentes de trabalho são todos os acidentes que ocorrem no exercício da atividade no trabalho, ou no percurso de casa para o trabalho e vice-versa, podendo o trabalhador estar inserido tanto no mercado formal quanto no informal.

As principais notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho são: acidente de trabalho, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacionais, acidente por exposição à material biológico, intoxicação exógena, lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), caracterizados por dor, fadiga, limitação dos movimentos, perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), pneumoconiose (doenças pulmonares que surgem por inalação de poeira no ambiente de trabalho) e transtornos mentais relacionados ao trabalho.