Saúde em Japeri: diversas ações marcarão a última semana de julho

De terça a sexta-feira serão realizadas seis ações e Mobilizações da Saúde no município. Confira os bairros beneficiados

Julho foi, de fato, o mês da saúde em Japeri. Desde seu início foram realizadas diversas iniciativas que ofertaram serviços de atenção básica de forma itinerante nos bairros do município. Na próxima semana, com o encerramento da campanha Julho Amarelo, são somadas mais seis ações e Mobilizações da Saúde no município.

A proposta é reforçar as ações de conscientização e combate às hepatites virais. Nesse sentido, o objetivo é alertar sobre as formas de prevenção, incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B, e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento para a hepatite C.

Confira o calendário das ações

Alguns dos serviços oferecidos nos eventos são: atendimento médico, atualização de caderneta de vacina, vacinação Covid-19, verificação de HGT (monitoramento dos níveis sanguíneos de glicose), verificação de Pressão Arterial, pesagem do Auxílio Brasil, teste rápido HIV, sífilis e hepatites.

A agenda da semana começa na próxima terça-feira (26), às 9h, na Tenda Amarela preparada em frente à Unidade Básica de Saúde Nova Belém. Na quarta-feira (27), às 10h, o encontro será na Mobilização da Saúde na Praça Leni Ferreira. Na quinta-feira (28) será na UBS Vila Central será focado no Julho Amarelo, no qual estarão disponíveis profissionais para dar orientações sobre as doenças. Em Alecrim também haverá a disponibilização de diversos serviços à comunidade.

Foto: Julia Cavalieri

Ainda na quinta-feira (28), às 9h, no evento “Mulher que se ama é mulher que se cuida”, os profissionais da saúde formarão duas rodas de conversas com uma psicóloga e nutricionista para falar sobre “Ansiedade, depressão, compulsão alimentar” e “Alimentação em todas as fases da vida da mulher”, respectivamente. Neste caso, as palestras acontecem na Unidade de Saúde da Família Guandu, em Engenheiro Pedreira.

Para fechar a semana, na sexta-feira (29) estão marcadas duas Mobilização da Saúde. O projeto na Lagoa do Sapo terá início às 9h e os presentes participarão de uma palestra sobre o Julho Amarelo, além de receberem o atendimento. Já a mobilização que será realizada na Unidade Básica de Saúde de Marabá começará às 10h.

Fechamento do Julho Amarelo

A vacina para hepatites B e A está disponível nas salas de vacinação da rede municipal. Além disso, profissionais da saúde podem dar orientações sobre as doenças. No caso da hepatite C, o tratamento que possibilita a eliminação da hepatite C tem duração de três meses, e pode ser feito em Japeri, no Centro de Especialidade de Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), com médico infectologista e equipe multidisciplinar.

A imunização contra a Hepatite B é aplicada no Brasil em bebês e reaplicada ao longo da vida. Adolescentes de 10 a 19 anos podem ser vacinados, além de adultos de 20 a 59 anos, idosos e gestantes. Para ser vacinado, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima e apresentar documento com foto e caderneta de vacinação (para as crianças é obrigatório).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*