Caps de Japeri promove festa julina para pacientes

Encontro teve por objetivo estimular a interação social entre os pacientes e equipe da unidade

Com música ao vivo, muitas comidas típicas e diversão, que contou com a participação de mais de 50 pessoas, o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Dr. Jorge Tannus Rejame, localizado em Japeri, realizou nesta terça-feira (19) uma festa julina para os pacientes da unidade.

A secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, que também prestigiou a ação, conta que a gestão entende a necessidade dos cuidados e estímulos aos usuários do Caps. “Eventos como esse sinalizam a importância da integração dessas pessoas junto à sociedade. Precisamos levar mais informações para a população sobre saúde mental e transtornos mentais. Parabéns pelo empenho de todos os profissionais da unidade. É um prazer estar e colaborar para momentos de interação e socialização”, diz.

Também participaram do evento os pacientes da residência terapêutica – casas localizadas em Japeri com o objetivo de responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves após a reforma psiquiátrica no Brasil, que ocasionou o fechamento de manicômios e hospícios.

Para a coordenadora do Programa de Saúde Mental de Japeri, Thatyane Maia, a realização de eventos para os pacientes só traz benefícios. “Buscamos sempre promover uma atividade diferente para eles. Faz bem para a interação social e criação de vínculo familiar. Aqui no Caps nós estimulamos a convivência por meio de atividades educativas e eventos especiais”, informa.

Foto: Lucas Alexandre

Como funciona e como receber atendimento no CAPS

Segundo a coordenadora Thatyane, entre as doenças psiquiátricas mais atendidas no local estão: depressão, transtorno de personalidade, bipolaridade, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), psicoses e ansiedade. Os pacientes podem ser atendidos nas especialidades de psquiatria, psicologia, assistência social e enfermagem.

O atendimento é feito por demanda espontânea, ou seja, os interessados devem ir até a unidade e solicitar atendimento. A triagem é feita na hora e, em caso de atendimento psiquiátrico, é marcada uma consulta ou, se for um caso atípico, o paciente é encaminhado para outros locais.

Para ser atendido é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O Caps funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Dr. Arruda Negreiros, 41, Japeri.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*