Alunos da Escola Municipal Santa Inês participam de palestra sobre Covid-19, em Japeri

As crianças aprenderam o uso correto de lavar as mãos e uso de máscaras

As turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Inês receberam nesta quinta-feira (14), uma equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) que realizou palestras sobre a COVID-19, higienização das mãos e uso de máscara.

O PSE consiste em levar orientações sobre a prevenção de doenças aos alunos da educação básica. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.O programa existe há 15 anos e este ano já beneficiou quatro escolas. Em uma roda de conversas, o profissional da área da saúde utiliza uma   boneca para ilustrar as atividades diárias de higiene, uma forma lúdica de chamar a atenção dos pequenos.

A coordenadora do PSE, Rayane Assis, 27 anos, hoje é formada em nutrição e é ex-aluna da Rede Municipal de Japeri, período que lembra com carinho.  “Hoje, como coordenadora, tenho a oportunidade de levar conhecimento aos alunos. Já estive no lugar deles e sei que muitos não recebem as orientações devidas sobre como cuidar da saúde e alimentação. Por isso, é importante esse trabalho nas escolas”, conta a nutricionista.

A palestra foi conduzida pela enfermeira convidada, Adriana Zanuti, 47 anos, do Programa Melhor em Casa.  Ela mostrou o no bate-papo o uso correto das máscaras e o quanto a falta de higiene pode prejudicar a saúde. “Foi minha primeira experiência como palestrante. Me senti muito feliz com a recepção dos alunos e as dúvidas que eles conseguiram tirar. Pretendo voltar sempre”, conclui Adriana.

A gestora da Escola Municipal Santa Inês, Márcia Lessa, 44 anos, classificou o evento como de extrema necessidade para a formação dos alunos. “Foi um prazer receber a equipe aqui na escola para esclarecer as dúvidas das crianças de forma lúdica, utilizando a boneca como uma forma de chamar a atenção deles. Isso é muito importante para o aprendizado coletivo”, conclui a gestora.

O PSE também esteve nas Escolas Municipais Rio D’Ouro, Vereador Paulo Felix e Celita Rodrigues.

Fotos: Lucas Alexandre