Prefeitura de Japeri promove vacinação contra gripe para professores e trabalhadores da rede de ensino

Profissionais têm até a próxima sexta-feira (15) para garantir imunização na Secretaria Municipal de Educação

Para incentivar a adesão à vacinação contra a Influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri lançou campanha de vacinação para professores, merendeiras e todas as pessoas que trabalham na área de Educação, da rede de ensino público ou privado. A ação será realizada até a próxima sexta-feira (15), das 10h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação.

Para receber o imunizante, os profissionais devem apresentar o cartão de vacinação, um documento de identificação com foto e cartão do SUS. A orientação é que pessoas com sintomas gripais, febre e outras alterações que afetam o estado geral de saúde, não devem ser vacinadas. Além disso, o uso de máscara é obrigatório no local.

A vacina disponibilizada pelo Governo Federal contra a gripe é trivalente e protege contra o A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B, do subtipo Darwin – que causou surtos no último ano.

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, explica a importância da vacinação dos professores. “A imunização desse público é essencial para garantir o bom funcionamento das unidades de ensino no município. Precisamos reduzir a sobrecarga no sistema de saúde devido às complicações decorrentes da doença e a forma mais eficaz de proteção é a vacina. Todos os profissionais estão convocados”, disse.

Em junho, a Prefeitura de Japeri já havia ampliado a vacinação contra a gripe a toda população a partir dos seis meses de idade. A campanha nacional de imunização contra a influenza teve início no dia 4 de abril e, devido à baixa demanda, foram incluídos mais grupos prioritários na campanha. A quantidade que não foi utilizada passou a ficar disponível para a população em geral.